quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Elementos Quimicos

O batismo de um novo elemento precisa ser aprovado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

  • Há duas categorias de elementos químicos, os naturais, ou seja, os elementos químicos encontrados na natureza e os sintetizados (ou sintéticos), elementos cujos átomos são produzidos artificialmente. Conhecemos 92 elementos naturais, sendo o de maior número atômico denominado de urânio com número de carga Z = 92. 
Os elementos com número atômico superior ao do urânio (Z > 92) são todos artificiais e são por isto denominados de elementos transurânicos. Há elementos químicos que existem em estado natural, como o ouro, a platina, por exemplo enquanto há outros que somente ocorrem quando combinados com outros elementos realizando, neste caso, o que denominamos de composto químico. A água é o composto químico mais conhecido (H2O). Todos os elementos com Z > 92 são radioativos e os cientistas definiram uma quantidade denominada de meia vida ou período de semi-desintegração para caracterizar tempos característicos de emissão destas radiações. Segundo esta definição, como a quantidade de matéria radioativa possui um valor no início do processo de decaimento, a sua meia-vida corresponderá à metade do valor inicial. 
  • A lei da meia-vida é dada por uma expressão matemática do tipo exponencial decrescente que depende de uma propriedade específica de cada elemento radioativo denominada de constante de decaimento. Assim, cada elemento radioativo terá uma meia-vida diferente de outro pois suas constantes de decaimento são diferentes, já que suas propriedades são diferentes. Elementos transurânicos tem meias-vidas que variam entre um segundo e bilhões de anos. Mas não somente os elementos transurânicos são radioativos. 
O carbono 14 por exemplo é radioativo e tem uma meia-vida de cerca de 5.700 anos. Ou seja, dada uma certa quantidade inicial de Carbono 14, após cerca de 5.700 anos teremos metade deste valor. Os cientistas definem também uma quantidade denominada de vida-média de um radioisótopo, que é o tempo médio que um átomo de um radioisótopo leva para se desintegrar. As propriedades químicas e físicas dos elementos são sintetizadas em uma tabela denominada de Tabela Periódica. Estas propriedades são conhecidas por meio de diferentes processos como por exemplo por meio de reações químicas ou físicas. 
  • Elemento Químico pode ser definido como um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico (Z). Eles são representados por símbolos adotados de acordo com critérios internacionais, sendo que esses símbolos são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país, por exemplo, a Prata é reconhecida internacionalmente pela sigla “Ag”.
Todos os elementos possuem massa atômica, número atômico, ponto de fusão e ebulição. Atualmente são conhecidos 114 elementos, sendo que apenas 88 deles são encontrados na natureza (elementos naturais) e o restante são sintéticos (elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente).
  • Devido à variedade de elementos existentes, esta seção foi montada exclusivamente para eles, nela você confere as propriedades e características dos principais elementos.
Denomina-se elemento químico um conjunto de átomos que têm o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). O termo elemento químico pode se referir também a elementos fundamentais da matéria, que não podem decompor-se em substâncias mais simples por métodos químicos, ou seja, elementos indivisíveis. Este último conceito algumas vezes é chamado de substância elementar, diferindo da primeira definição, mas muitas vezes, o mesmo conceito é usado em ambos os casos.Ex.: 
  • Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8, isto é, com oito prótons. 
  • Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, isto é, com vinte prótons. 
Dessa forma, o número atômico é característica de cada elemento químico, sendo como seu número de identificação. Oficialmente são conhecidos 112 elementos químicos, atualmente. Dentre esses, 91 são naturais e 21 são artificiais.

Elementos naturais e sintéticos:
Elementos naturais:

  • São os elementos químicos encontrados na natureza. Onde são conhecidos 91 elementos naturais, tendo em sua maioria número atômico menores que 92 (número referente ao elemento químico urânio com Z = 92).
Porem o: Tecnécio (Tc), de número atômico 43; Promécio (Pm), de número atômico 61, e; Astato (At), de número atômico 85, também são elementos artificiais.

Elementos sintéticos:
  • São os elementos cujos átomos são produzidos artificialmente/sinteticamente (em laboratórios). Os elementos com número atômico superior ao do urânio (Z > 92) são todos artificiais (elementos transurânicos).
No campo da química são conhecidos como elementos sintéticos aqueles que são produzidos artificialmente, ou seja, pela mão do homem. São geralmente instáveis, ou seja, eles se transformam em outros elementos de modo espontâneo a partir de um certo tempo, até mesmo poucos segundos ou ainda menos depois de obtidos. São todos sintetizados em laboratório ​​e radioativos na natureza, o que significa que eles emitem radiação (propagam a energia de que são constituídos). A partir do século XX, os últimos elementos naturais foram descobertos e então vários materiais sintéticos foram sendo desenvolvidos, e muitos deles já têm suas propriedades determinadas, nome próprio e até mesmo utilização garantida na indústria.
  • Existem atualmente 118 elementos na tabela periódica, entre os quais 92 são naturais e os restantes são sintéticos. O primeiro sintético descoberto foi o tecnécio (peso atômico 43), que, devido às suas características, preencheu uma misteriosa lacuna na tabela periódica entre os elementos molibdênio (peso atômico 42) e rutênio (peso atômico 44).
Além do tecnécio, o promécio (61), o astato (85), o frâncio (87) e o grupo transurânico são produtos de experiências, não ocorrem na natureza, e são, portanto, sintéticos. Elementos transurânicos são aqueles cujo número atômico é maior do que o urânio, de peso atômico 92.
  • A sintetização desses materiais se dá de duas maneiras. Os elementos de peso atômico até o 100 (férmio) são criados a partir do bombardeamento de um elemento pesado, como o urânio ou plutônio, com nêutrons ou partículas alfa. A síntese dos materiais a partir do mendelevium (peso atômico 101) é realizado a partir da fusão de núcleos de dois outros elementos mais leves.
A IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) é a responsável pela denominação das novas descobertas. Enquanto alguns são nomeados a partir do lugar onde foram descobertos (exemplo de amerício e califórnio), outros devem seus nomes ao cientista que os descobriu (exemplo de einstênio, cúrio, mendelévio, etc). Para nomear qualquer partícula, sua existência deve ser comprovada por seu descobridor. Até isso acontecer, eles são referidos por nomes provisórios, até que sejam nomeados oficialmente. Os elementos de ununbium para ununoctium ainda aguardam pelos seus nomes oficiais e, portanto, são conhecidos por nomes provisórios em latim (a exemplo de ununtrium, ununpentium, ununseptium, ununoctium, que nada mais são que o equivalente em latim a 111, 115, 117 e 118).
  • A 2 de junho de 2012 foi divulgada a notícia de que a União Internacional de Química Pura e Aplicada aprovou oficialmente o nome dos dois novos elementos sintéticos que estão localizados no número 114 e 116 da tabela. Estes dois possuíam nomes temporários, ununquadium e ununhexium, respectivamente.
O produto natural é aquele que é o mais próximo possível da sua natureza, não contem adição de componentes em sua composição que venham a alterar as suas condições químicas e biológicas

Ocorrência:
  • Alguns elementos químicos como ouro, platina, cobre, gases nobres e outros, existem em estado natural. Entretanto, a maioria ocorre combinado com outros elementos constituindo os compostos químicos como, por exemplo, hidrogênio e oxigênio constituindo a água.
Simbologia ou Representação:
  • Cada elemento químico, natural ou sintetizado, é representado por um símbolo que o identifica graficamente, adotado de acordo com critérios internacionais. Sendo que esses símbolos são reconhecidos em qualquer lugar, independente de idioma
Desde o tempo dos alquimistas os elementos químicos conhecidos já eram representados por símbolos. Por exemplo: o ouro era identificado pelo símbolo do Sol e a prata pelo símbolo da Lua.Atualmente adota-se o método de J. J. Berzelius sugerido em 1811: 
  • Os símbolos são adotados internacionalmente. Qualquer que seja a língua ou alfabeto o símbolo é o mesmo. 
  • Os símbolos dos elementos químicos são abreviaturas de seus nomes em Grego e em Latin, sempre tendo a primeira letra maiúscula e, quando necessário, as outras em minúscula. 
Elementos trans férmios:

Terminando com trinta anos de controvérsias, a IUPAC através do CNIC (Committee en Nomenclature of Inorganic Chemistry) comunicou, em 30 de agosto de 1997, que os nomes e os símbolos dos elementos transférmios (número atômico maior que o do férmio) seriam: 
  • 101 - Mendelevium (Mendelévio) - Md 
  • 102 - Nobelium (Nobélio) - No 
  • 103 - Lawrencium (Laurêncio) - Lr 
  • 104 - Rutherfordium (Rutherfórdio) - Rf 
  • 105 - Dubnium (Dúbnio) - Db 
  • 106 - Seaborgium (Seabórgio) - Sg 
  • 107 - Bhorium (Bóhrio) - Bh 
  • 108 - Hassium (Hássio) - Hs 
  • 109 - Meitnerium (Meitnério) - Mt 
  • 110 - Darmstadtium (Darmstádio) - Ds 
  • 111 - Roentgenium - (Roentgênio) - Rg 
  • 112 - Copernicium - (Copernício) - Cn 
  • 114 - Fleróvio - (Fleróvio) - Fl 
  • 116 - Livermório - (Livermório) - Lv 
Os isótopos com números atômicos 113, 115, 117 e 118 ainda não foram nomeados permanentemente, mas têm nomes provisórios: 

113 - Ununtrium - (Unúntrio) - Uut 
115 - Ununpentium - (Ununpêntio) - Uup 
117 - Ununseptium - (Ununséptio) - Uus 
118 - Ununóctio - (Ununóctio) - Uuo

Fórmulas Moleculares