sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Hierarquia dos Resíduos

Hierarquia dos resíduos (Os três Rs)
  • Nos dias atuais o mundo sofre por causa do problema de excesso de lixo que cresce junto com as taxas populacionais. 
Por esse motivo existe a necessidade de traçar estratégias para aproveitar ao máximo os resíduos no sentido de não prejudicar os aterros sanitários com lixos nos quais estão despreparados para fazer o trabalho de decomposição junto com o solo. Também existe a tendência de transformar o excesso e energia e por consequência aproveitar outros tipos de demanda que existe no globo terrestre.
  • Uma das estratégias traçadas por especialistas em administrar resíduos solos está na hierarquia do lixo que nos dias atuais tem importância fundamental na área de gerenciamento. Independente da região existe diferentes tipos de ordens prioritárias que se relacionam com a administração do lixo.
Hierarquia dos resíduos:
  • A hierarquia dos resíduos é um conceito usado na gestão de resíduos sólidos, que consiste na identificação das estratégias básicas e de suas respectivas importâncias para o gerenciamento de resíduos. De acordo com a hierarquia, a prevenção de resíduos, ou redução, encontra-se no topo, logo é o fator mais importante. É seguida da reutilização, da reciclagem e por fim, da recuperação, sendo o aterro a última opção sugerida para a destinação dos resíduos sólidos.
A aplicação do conceito leva não só a uma gestão mais eficiente dos resíduos, como cria novas oportunidades de negócios que envolvam a otimização do processo de tratamento de resíduos, fomentando assim um movimento geral na hierarquia, e evitando com isso a deposição em aterros sanitários.

Ordem Da Hierarquia:
  • Reduzir: Em termos práticos o ato de diminuir o número de resíduos consiste no ponto principal da pirâmide que serve para medir a hierarquia. Para que isso aconteça a necessidade de reciclagem representa elemento vital para usar lixo que iria aos aterros no sentido de fabricar novos tipos de produtos que seguem para o mercado ou às instituições carentes. Em termos práticos existe a necessidade de diminuir o consumismo exacerbado e fora de controle dos recursos naturais.
Ao que tange o ponto de reduzir se pode dizer que a meta está presente na grande parte dos esquemas de hierarquia da sustentabilidade. Entre os principais pontos vale o destaque em diminui o nível de luxo residual. Nesse sentido a escolha fica por conta dos consumidores que podem consumir de forma saudável, sem desperdício. Por exemplo, ao fazer a compra e uso de guardanapos de pano não existe a necessidade de jogar os tipos de papel no lixo, visto que esse se trata de resíduo que não participa do processo de reciclagem, assim como o papel higiênico. Outro ponto no que tange ao fato de reduzir se encontra em não usar sacolas de plástico para fazer as compras de forma diária. Procure usar um carrinho ou sacos que sejam compostos por materiais resistentes e que podem durar por longos anos sem a necessidade de substituição.
  • Reutilização: Representa elemento que tem segunda importância dentro da cadeia de hierarquia dos resíduos sólidos. Com o tempo aumenta o número dos centros de reciclagem no mundo que são patrocinados por poderes públicos ou iniciativa privada que deseja não apenas ser sustentável como também em aproveitar o material para fazer novas produções sem ter gasto em fazer manejo ambiental ou prejudicar a atmosfera.
Usar mesmo tipo de produto ou embalagem representa também forma de reutilizar. Com o tempo aumentam as técnicas criativas para fazer esse tipo de procedimentos. Por exemplo, embalagens de leite podem virar pequenos vasos para fazer a própria horta. As garrafas de plástico podem ser recortadas para servir como estrutura que armazena itens de escritório. Na prática qualquer tipo de reforma representa uma forma de reutilizar e colaborar para o mundo sustentável ao levar em conta a hierarquia dos resíduos.
  • Recuperação: Também consiste em outro conceito que se relaciona de forma direta com a hierarquia dos resíduos. Ao invés de jogar os eletrônicos no lixo convencional ou deixar parado em casa vale a pena recuperar ao encaminhar para a manutenção e por consequência fazer a revenda, faturando dinheiro e evitando em congestionar os aterros sanitários.
Recuperar é reciclar, ou seja, usar resíduo que seguiria aos aterros sanitários no sentido de fabricar novas produções e por consequência diminuindo a necessidade de fazer manejo ambiental para retirar novos produtos das florestas para continuar a produção.
  • Exemplo prático está na folha sulfite que pode ser reciclada com facilidade e rapidez para recolocar no mercado com preços mais acessíveis aos consumidores. Outro tipo de recuperação comentada por especialistas está no uso de móveis compostos por papelão. São ideais para escritórios grandes, além da leveza ao locomover e modificar o cenário quando bem entender.
Também existe a necessidade de solicitar aos governantes a abertura de centros de reciclagem para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais em termos de opções para reciclar. Centros isolados que não possuem estrutura do gênero possuem o costume de queimar o lixo em excesso e por consequência acumular gases tóxicos na atmosfera, o que colabora de forma direta ao efeito estufa.

Os três Rs:

Os 3Rs são princípios para o gerenciamento da eliminação de resíduos sólidos. Elas formam uma lista de prioridades com iniciativas possíveis para a eliminação dos resíduos. Geralmente, a mais baixa na lista de opções a seguir são as menos desejáveis:
  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de consumo saudáveis como adquirir produtos que realmente serão utilizados e que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem. Com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funções, como exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório. Reformas de qualquer natureza se encaixam nesse princípio.
  • Reciclar: transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Exigir programas de reciclagem dos governos locais - e principalmente participar deles - é a melhor forma de exercer esta ideia.
Geração de Energia: captura de material útil para os resíduos de programas de geração de energia, geralmente com a coleta de gás metano e outros gases gerados com a decomposição de aterros sanitários.
  • Incineração: destruição do material com alta temperatura. Queima em que as altas temperaturas consomem material eficiente e as emissões são controladas. Difere da gaseificação em que o oxigênio é utilizado.
Aterros: para desfazer os resíduos no meio ambiente natural, principalmente nos lixões.

Hierarquia dos Resíduos (Os três Rs)