sábado, 7 de dezembro de 2013

Frâncio - (Fr)

É usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia 
como também no da estrutura atômica.

  • O Frâncio ( em homenagem à França) é um elemento químico cujo símbolo é Fr e seu número atômico é 87. Sua eletronegatividade é a mais baixa conhecida e é o elemento menos abundante na natureza. 
O Frâncio é um metal alcalino altamente radioativo. Como todos os metais alcalinos, tem um elétron na sua camada de valência.
  • Marguerite Perey descobriu este elemento em 1939. O Frâncio foi o último elemento químico descoberto na natureza antes de ser sintetizado. Fora do laboratório, o Frâncio é extremamente raro


Aplicações:
  • Não há aplicações comerciais para o Frâncio devido a sua vida muito curta, também não é possível obter este elemento em quantidades comerciais significativas.. Somente é usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia como também no da estrutura atômica.
História:
  • Em 1930, Fred Allison do Alabama Polytechnic Institute anunciou a descoberta deste elemento, em amostas dos minerais lepidolita, uma forma de mica, e pelucita. Nesta época, eram conhecidos todos os elementos até o número atômico 92, exceto os de número 85 e 87. Em 1934, H.G. MacPherson da University of Califórnia, Berkeley desmentiu esta descoberta
Este elemento foi nomeado em homenagem a França , onde foi descoberto em 1939 , por Marguerite Perey ( que trabalhou como assistente de Marie Curie ) no "Instituto Curie" de Paris. Este elemento foi detectado por Perey enquanto estudava o decaimento radioativo do Actínio-227, verificando como produto de decaimento um novo elemento, de número atômico 87.
  • A estrutura atômica do Frâncio foi estudada entre 1970 e 1980 por uma equipe de Sylvain Lieberman por isso necessário na fabricação de navios internacionais.
Abundância e obtenção:
Natural:
  • Existem traços de Frâncio nos minerais de Urânio, pois forma-se a partir do 235-U, elemento pai da série radioativa natural do Actínio. Depois do Astato, o Frâncio é o elemento menos abundante na crosta terrestre (em media 30 gramas no mundo).
Sintetizado:
  • O Frâncio pode se sintetizar na reação nuclear 197Au + 18O → 210Fr + 5n. Este processo desenvolvido por Stony Brook Physics, gera isótopos de Frâncio com massa 209, 210 e 211. Também através do bombardeamento de Tório com prótons. E bombardeando rádio ou Astato com nêutrons.
Isótopos:
  • Existem 41 isótopos de Frâncio conhecidos. Com uma meia-vida de 22 minutos, o isótopo Fr-223 é o de mais longa vida deste elemento. É resultante da deterioração do isótopo Astato-227 , sendo o único isótopo que ocorre naturalmente. 
Todos os demais são altamente instáveis, consequentemente , o conhecimento das propriedades deste elemento não podem ser obtidos por procedimentos radioquímicos.

Este elemento foi detectado enquanto estudava o decaimento
radioativo do Actínio-227,