sábado, 8 de fevereiro de 2014

Mescalina - Peyote

Flor de peyote

  • A mescalina é uma substância obtida a partir de cactos existentes nas zonas desérticas do México que era bastante usada pelas tribos locais em rituais religiosos. Com a conversão a catolicismo após a conquista espanhola, este uso passou a ser restrito a alguns grupos marginais.
Em finais do século XIX com o movimento de revitalização religiosa protagonizado pela Igreja Nativa Americana, voltou a ressurgir o uso de rebentos de mescalina com fins religiosos. Embora tenha sido sintetizada pela primeira vez em 1916, só foram descritos os seus efeitos na mente humana 11 anos mais tarde. Nos anos 60 tornou-se uma droga popular com o ressurgimento do misticismo associado aos movimentos psicadélicos e hippie.
  • Peyote (Lophophora williamsii) é um pequeno cacto cuja região nativa estende-se do sudoeste dos Estados Unidos (incluindo os estados do Texas e Novo México) até o centro do México. Tem sido usado por séculos pelos efeitos psicodélicos experimentados quando ingerido. 
Peyote é uma espécie pertencente à família Cactaceae. É endêmica do México e parte do sudoeste do Texas. Bem conhecido por seus alcalóides psicoativas, incluindo a mescalina, o principal responsável pela sua substância efeitos psicodélicos. Ele tem uma longa história de uso medicinal tanto como um ritual entre os índios americanos e está espalhada em todo o mundo como um enteógeno e complementar as várias práticas encontradas entre meditação e psicoterapia psicodélica.
  • Espécimes cultivados crescem mais rápido, normalmente demorar entre 6 e 10 anos para atingir a maturidade a partir de mudas mudas. Devido a este crescimento lento e sobre-coleção para o qual está sujeito, ele é considerado ameaçado de extinção.
A mescalina:
  • Mescalina, um importante alcalóide alucinógeno foi descoberto em 1896 por Heffer. Essa substância foi encontrada no cacto peyote Lophophora williamsii e corresponde a 3-(3,4,5-trimetóxifenil) pirrolidina. Mescalina atua no sistema nervoso central (SNC) sobre o receptor da dopamina (do tipo 5-HT2) e é utilizada como protótipo para estudos de relação estrutura-atividade (SAR) em neurofarmacologia. Esses receptores também mediam muitos processos fisiológicos importantes, como contração vascular e não vascular do músculo liso, humor, ansiedade e comportamento alimentar. Ligantes para os receptores 5-HT2 são usados para o tratamento de desordens no SNC, tais como esquizofrenia e depressão. 
O objetivo do presente estudo é a síntese de novos análogos da mescalina conformacionalmente restringidos. A síntese teve início com uma reação de metátese de olefinas envolvendo a N-Cbz-dialilamina para obter-se a N-Cbz-3-pirrolina. A reação de arilação de Heck da N-Cbz-3-pirrolina com um sal de arenodiazônio forneceu um intermediário lactamol, que submetido a uma reação de eliminação resultou em um enecarbamato. Este último foi submetido a uma hidrogenação catalítica gerando o novo derivado da mescalina. Com isso, obteve-se o produto de interesse em 5 etapas e rendimento global de 46%. Este produto está sendo enviado para a realização de testes farmacológicos.
  • A mescalina era usada, inicialmente, em rituais e práticas etnomédicas de várias tribos pré-hispânicas. Ela foi isolada em 1896 e sintetizada em 1919. Uma descrição da utilização do cacto Anhalonium Lewinii, ou botão de mescal, por índios Kiowa do Novo México foi realizada por Havelock Ellis, em 1898, num artigo intitulado "Mescal: um novo paraíso artificial. 
Seus efeitos psicofisiológicos na mente humana foram descritos como resultantes da ação de uma substância alucinógena em 1927 por Ernst Spath que sintetizou o elemento ativo desse cacto, a mescalina, em laboratório em 1919, publicando em seguida o mais extenso estudo sobre ela "Der Meskalinrausch" (The Mescaline High), em 1927 . Por volta da década de 60 ela se torna popular, impulsionada pela obra de Carlos Castañeda que descreve seu uso entre os índios Yaquis. A obra "As portas da percepção" de Aldous Huxley, 1954, também teve como base os estudos descritivos dos efeitos dessa substância na mente humana. A utilização indígena, por sua vez, apesar de proibida e combatida pela igreja e governo americano, sofreu contínua expansão até a consolidação e reconhecimento jurídico da Native American Church. .
  • Posteriormente se descobriu que algumas espécies de cacto (da tribo Trichocereeae, gênero Echinopsis) utilizadas por curandeiros da região andina também contém mescalina, em especial as espécies Echinopsis pachanoi e Echinopsis peruviana. A faixa de concentração de mescalina em espécies cultivadas de , situa-se de a partir de 0,053% até 4,7% em peso seco.
Aparência:
  • Apresenta-se tradicionalmente sob a forma de pedaços secos dos cactos onde ocorre naturalmente a substância. Hoje em dia é mais comum o pó de mescalina sintetizado em laboratório. Pode ainda obter-se infusões deste material, fervendo-o em água.
Peyote é um pequeno cacto globular, redondo e menos de 12 centímetros de diâmetro cactus (geralmente entre 6 e 9 cm), com uma cor azul-esverdeada glauco, embora em algumas áreas do deserto pode comprar branco ou avermelhado, devido à poeira e sol . Sem espinhas (exceto na fase inicial de crescimento) e, em vez deles tem uma extensões "peludos" felpuda branca ou ligeiramente amarelada semelhante ao algodão. Pertence à família dos cactos e de gênero de Lophophoras. 
  • Peyote Flower é geralmente branca rosada pálido, mas pode variar dependendo da espécie, variedade ou fenótipo em questão. No México, o peyote é popularmente conhecido como "la Rosita" por suas belas flores pequenas.
Suas sementes são pretas, cor warty e tamanho pequeno. Leva cerca de 3-6 meses para se desenvolver, e uma vez maduro, se projetam através do meristema apical da planta dentro de uma bainha carnuda rosa-avermelhada ou cor branco-amarelada.

Administração: 
  • A via mais comum é a mastigação e ingestão dos pedaços secos do cacto ou a ingestão do pó ou das infusões. O uso através de injeção intramuscular é possível, embora raro.
O peyote normalmente consumidos crus, mas também pode ser misturado com frutas e comido ou bebido chá ou infusão. Pode ser ingerido em fresco ou seco o seu padrão para uso futuro. A dose padrão é de 2-3 peyotes médias ou grandes. 
  • Não há nenhuma maneira de estimar a quantidade de peyote mescalina contendo cada modo. A quantidade é determinada pela variedade, o tamanho e a idade da planta.
É melhor começar com uma pequena quantidade antes de tomar a decisão de aumentar a dose e evitar uma "viagem" muito forte.


Cacto alucinógeno clandestino atrai turistas em deserto do México.Estrangeiros desafiam a lei e provam o peiote, que contém mescalina.Planta é considerada sagrada pelos indígenas da região

Planta:
  • O cacto floresce esporadicamente, produzindo uma pequena fruta cor-de-rosa, similar na aparência a uma pimenta, que pode ser detectável e testada quando comida. As sementes são pequenas e pretas, requerendo um habitat quente e úmido para germinar, uma das razões para essa planta estar tornando-se rara em seu habitat natural. 
A quantidade está se reduzindo devido à colheita para finalidades comerciais. O peiote contém um espectro grande dos alcalóides da fenetilamina, dos quais o principal é a mescalina. Todas as espécies de Lophophora têm um cultivo extremamente lento, podendo levar frequentemente até trinta anos para chegar à idade de florescimento na natureza (aproximadamente com o tamanho de uma bola de golfe, não incluindo a raiz). Os espécimes cultivados crescem consideravelmente mais rápido, geralmente levando de seis a dez anos para evoluir da semente ate a fase adulta, seguida do florescimento. Devido a esse crescimento lento e à frequente colheita por coletores, o peiote é considerado uma espécie em extinção na natureza. 
  • A parte superior do cacto (que fica em cima da terra), também chamado de coroa, consiste em botões que podem ser cortados das raízes e secados. Quando cortados corretamente, novos brotos crescerão eventualmente. Quando utilizada uma técnica errada na colheita, a raiz é danificada e a planta morre. Esses botões, geralmente, são fervidos na água para produzir um chá psicoativo. A infusão resulta para o usuário, na maioria dos casos, em experiências com gosto extremamente amargo e algum grau de náusea antes do início dos efeitos psicodélicos. Isso é considerado completamente normal, de acordo com usuários e historiadores experientes. 
Os Apaches são os índios mais conhecidos da América do Norte por serem um povo aguerrido e muito exposto no cinema. Eles se auto definem como Ti-neh (O Povo).
Habitavam uma área enorme no lado oriental do Novo México, que também invadia o Texas e o México. Este povo orgulhoso e guerreiro se dividia em muitos grupos, sendo mais conhecidos os jicarillas, os mescaleiros e os chiricahuas, mas haviam os kiowa, white Mountain, os tontos, etc. Os primeiros intrusos do território Apache foram os espanhóis, a partir de 1.500. 
  • Apache é uma palavra que significa inimigo e como os Navajos pertencem ao grupo linguístico Athapaska, e também são da área cultural Sudoeste. Mas as coincidências param por aí.
Haviam diferenças entre os vários grupos de Apaches, principalmente no modo de vestir e nos acessórios que utilizavam. Haviam os grupos mais dedicados ao pastoreio e caçadores de bisontes, animal que garantiu a sobrevivência durante séculos, e outros voltados para os saques em fazendas e povoados, como os Mescaleiros, que viviam nas montanhas.

Efeitos: 
  • Os efeitos são bastante semelhantes aos do LSD, mas menos intensos. Demoram entre trinta minutos a duas horas a estar na sua máxima intensidade e podem prolongar-se por 10 a 12 horas. Verifica-se aumento da temperatura corporal, sonolência, aumento do batimento cardíaco, tremores, aumento da tensão sanguínea, enevoamento da visão, dilatação da pupila e sudação. Podem surgir ainda vômitos, náuseas, perca de equilíbrio e da coordenação motora.
A nível psicológico surge a intensificação da percepção, distorção da imagem corporal e da percepção do espaço e do tempo, expansão da consciência e sentimentos de união com o Mundo, intensificação sensorial (cores mais brilhantes, sons mais intensos e carregados de emoção), tranquilidade interior, sinestesias (cores que têm sons e sons que se veem), as emoções tornam-se intensas e instáveis. Podem surgir sintomas de despersonalização e ideias paranoides.
  • Tal como com o LSD, existe o risco de uma “má viagem” com sentimentos de pânico, perseguição, ansiedade, alucinações e visões assustadoras.Se os consumos forem espaçados não se verifica o surgimento de sintomas de tolerância e o potencial de dependência, tanto física como psicológica, é bastante reduzido.
Os efeitos da mescalina dura 10 horas e 3 dias. Às 4 horas, semelhantes aos produzidos por LSD sintomas são experimentadas, incluindo:
  • Em doses baixas, peyote produz sensações de relaxamento não ao contrário daqueles de fungos psilocybian. -Os Usuários frequentemente relatam uma sensação de bem-estar e que as coisas são mais bonitas do que o habitual.
  • Em altas doses, a experiência é semelhante ao LSD, e alucinações visuais coloridos e sensações de euforia ocorrer. Senso de separação do corpo.
  • Os usuários relatam que a experiência com o peiote é mais "azul" do que outros psicodélicos, aumentando a consciência emocional e causando confusão menos psicológico.
  • Muitos usuários acham a experiência com peyote como significativamente espiritual, enquanto outros acham que é assustador.
Efeitos medicinais:
  • A dose eficaz para a mescalina é de 300 a 500 mg (equivalente a aproximadamente 5 gramas do peiote seco) e os efeitos duram aproximadamente de 10 a 12 horas. Quando combinado com o lugar e o ambiente apropriados, o peiote é levado a um estado de introspecção profundo, descrito como sendo de uma natureza espiritual. Às vezes, esses podem ser acompanhados por ricos efeitos visuais ou auditivos (tipo sinestesia). 
A menos que a experiência aconteça em um contexto cerimonial conduzido por um "peyotero" com muita experiência, similar a um xamã, recomenda-se, para a segurança, que o usuário esteja acompanhado em todas as vezes por alguém que não tenha utilizado a mesma dose. Essa pessoa é consultada como se fosse um "guia" de viagem. Apesar de que vem sendo estudado por médicos e psicólogos desde finais do século XIX, a exemplo de Havelock Ellis (1859 - 1939), experiências psicoterapêuticas utilizado seus alcaloides ou rituais ainda estão em fase experimental.

Usos históricos:
  • Desde os tempos mais antigos, o peyote foi usado por povos indígenas, tais como os huichol do norte do México e os Navajos no Sudoeste dos Estados Unidos, como uma parte dos rituais religiosos tradicionais. No século XIX, a tradição começou a se espalhar como forma de reviver a espiritualidade nativa, e utiliza-se para combater o alcoolismo e outros males sociais. 
A Igreja Americana Nativa é uma entre diversas organizações religiosas que usam o peiote como parte de sua prática religiosa.O uso da mescalina popularizou-se nos anos 1970 entre clientes dos trabalhos avançados do escritor Carlos Castañeda. Don Juan Matus, o pseudônimo para o instrutor de Castañeda no uso do peiote, usou o nome "Mescalito" para se referir a uma entidade que possa ser detectada por aquelas que usam o peiote como forma de introspecção e de compreender como viver a própria vida. 
Certos trabalhos mais atrasados de Castañeda afirmaram que o uso de tais substâncias psicotrópicas não era necessário para conseguir a introspecção. A escrita de Castañeda foi desacreditada pela maior parte das pesquisas antropológicas sérias e é considerada geralmente como ficção alegórica. 

A Justiça concluiu que o uso da mescalina é legal em cultos de indígenas
americanos - Apache Mescaleiro