domingo, 27 de abril de 2014

Fenantreno - (Hidrocarboneto Aromático)

O uso indiscriminado de anabolizantes para aumentar a massa muscular  e emagrecer pode provocar efeitos colaterais. O Fenantreno fornece a estrutura básica para os esteróides. 

  • Pela primeira vez desde que foi flagrado no exame antidoping após a realização do UFC 153, o americano Stephan Bonnar veio a público e tocou no delicado assunto.
Questionado durante o programa MMA Hour, o “Psicopata Americano admitiu que fez uso consciente de esteroides anabolizantes para o duelo contra Anderson Silva, no show realizado no Rio de Janeiro.
- Queria recuperar minha força, estava muito fraco. Meu corpo estava bem e minhas articulações também não estavam bem. Olha, eu jamais teria aceitado essa luta se eu achasse que havia alguma possibilidade disso aparecer.
Na sua forma pura é encontrado no alcatrão do tabaco (como por exemplo dos cigarros) e é uma conhecida substância irritante e fotossensitizante da pele. O fenantreno aparece como um pó branco tendo fluorescência azulada.

Os esteróides anabólicos:
  • Os esteróides anabólicos, também conhecidos por esteróides anabolizantes, são uma classe de hormonas sintéticas e naturais que têm como propósito estimular um estado anabólico de forma a potenciar o crescimento muscular.
Os esteróides anabólicos podem ser administrados por via oral ou injetável e vão originar uma maior produção de testosterona, fazendo com que as proteínas sejam sintetizadas de forma mais rápida do que o habitual. Este processo faz com que o crescimento muscular seja acelerado.
  • Eles, de fato, aumentam o desempenho do atleta de forma relativamente rápida. No entanto, fazem-no a um custo. E a um custo muito sério.
Os perigos dos esteróides anabólicos:
  • O carácter prejudicial dos esteróides anabólicos estão mais do que comprovados pela investigação científica. Sabe-se que eles são responsáveis por aumentar: o estado de hipertensão , o colesterol, as doenças cardiovasculares e a doença arterial coronariana, o acne, a calvície, a hepatotoxicidade (dano do fígado), a ginecomastia (crescimento anormal de seios nos homens) , a impotência sexual e a infertilidade, a fibrilação auricular (alteração do ritmo cardíaco normal) , os sentimentos de agressão e violência, entre outros distúrbios. Os esteróides anabólicos são especialmente perigosos para os adolescentes e jovens adultos.
Este tipo de substâncias são utilizadas para tratamentos médicos em casos específicos, nunca devendo ser consumidos sem o consentimento de um profissional de saúde.
Os resultados comprovados dos suplementos desportivos:
  • Compare os resultados enumerados em cima com a literatura científica a respeito do uso de suplementos desportivos. Pode ler artigos que já abordamos aqui no Logon que referem os benefícios que, por exemplo, a creatina traz aos praticantes de natação, a resistência extra que a glutamina dá aos futebolistas, os efeitos da arginina e da glutamina nos praticantes de râguebi, entre outros, todos eles tendo por base publicações científicas.
Suplementos desportivos não são esteróides anabólicos:
  • Apesar de hoje em dia a informação voar à velocidade da luz e de estar facilmente acessível, muitos mitos persistem em não desaparecer. Um deles é associar os suplementos de nutrição desportiva aos esteróides anabólicos e, por conseguinte, a produtos que prejudicam a saúde. Esta é uma associação completamente distorcida da realidade e sem nenhum cabimento.
Esteroides anabólicos não! Suplementos desportivos sim!:
  • O crescimento muscular pode ser alcançado através de uma via saudável sem efeitos secundários. Os chamados “anabólicos naturais” ajudam o seu corpo a naturalmente maximizar as suas próprias hormonas e, dessa forma, obter resultados satisfatórios. E o melhor de tudo é que eles não trazem nenhum tipo de malefício para o organismo. Não necessita de recorrer a esteróides anabólicos para obter ganhos musculares, uma vez que esse objectivo pode ser alcançado através de uma via segura.
Fenantreno é um hidrocarboneto aromático policíclico composto de três anéis de benzeno fundidos. O nome fenantreno é um composto de fenil e antraceno. Ele fornece a estrutura básica para os esteroides. Na sua forma pura é encontrado no alcatrão do tabaco (como por exemplo dos cigarros) e é uma conhecida substância irritante e fotossensitizante da pele. O fenantreno aparece como um pó branco tendo fluorescência azulada.
O composto com um esqueleto de fenantreno e nitrogênios nas posições 4 e 5 é conhecido como fenantrolina ou 4,5-diazafenantreno (nomenclatura da IUPAC).

Fenantreno
C14H10

Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos relacionados:
  • Naftaleno (2 anéis)
  • Antraceno (3 anéis, em linha)
  • Fenaleno (3 anéis em triângulo)
  • Criseno (4 anéis em ziguezague)
  • Pireno (4 anéis em losango)
  • Trifenileno (4 anéis com um deles no centro)
Compostos relacionados:
  • Fenantridina (N na posição 9)
  • Fenantrolina (Ns nas posições 4 e 5)
O fenantreno é encontrado em pequenas proporções no alcatrão da hulha, sendo provavelmente formado por meio de condensação pirolítica.

  • Inúmeros produtos naturais têm, no fenantreno ou seus derivados, seu esqueleto fundamental. Os esteroides, em cuja classe estão incluídos os esteróis ( como por exemplo, o colesterol), os ácidos biliares e os hormônios masculinos e femininos envolvem todos o esqueleto do fenantreno (ciclo pentenofenatreno).
Os esteróides formam um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si. Os esteróides compreendem diversas substâncias químicas com importante papel na fisiologia humana. Alguns esteróides são produzidos sinteticamente com finalidade médico-terapêutica.

Esteroides anabolizantes.