quinta-feira, 12 de junho de 2014

Curcuma longa - Açafrão

Curcuma longa - Açafrão da Terra

  • O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia(Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homônima que é o principal componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.
Seu nome provém do sânscrito cuncuma, através do árabe كركم, curcum, ou do hebraico כרכֹם carcom. A palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "mérito da terra" (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações)
  • Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.
A Curcuma longa é uma planta nativa do sul da Ásia. O nome do gênero, Curcuma, é derivada da palavra de origem árabe kurkum, que significa açafrão, em referência a cor da curcuma. Na Índia o consumo de Curcuma longa é atribuído a mulheres com peles adoráveis e aveludadas. A Curcuma longa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Propriedades Botânicas:
  • O açafrão é uma planta medicinal, também conhecida como Açafrão verdadeiro, Açafrão da Índia e Açaflor, muito utilizada para proteger o corpo do câncer e aumentar a eficácia da quimioterapia.
É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores/fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. 
  • Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.
Classificação científica:
  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Subclasse: Zingiberidae
  • Ordem: Zingiberales
  • Família: Zingiberaceae
  • Gênero: Curcuma
  • Espécie: C. longa
Propriedades Químicas:
  • Cientistas acreditam que esta substância pode ser auxiliar no tratamento contra o câncer, quando utilizada complementarmente aos métodos tradicionais, como a quimioterapia, radiação ou cirurgia.
Cada vez mais os centros de pesquisa vêm estudando a ação de diferentes substâncias no combate ao câncer. Recentemente, o Jonsson Comprehensive Cancer Center, divulgou novos resultados de uma pesquisa com a curcumina.
  • A curcumina é um pigmento, de coloração amarelo-alaranjado, encontrada no cúrcuma, ou açafrão-da-índia (Curcuma longa). O extrato da raiz deste vegetal é, geralmente, utilizado como tempero, principalmente na Índia, e é à base do condimento conhecido como curry.
Na Índia, além de ser utilizada como tempero, a curcumina já vem sido aplicada em tratamentos alternativos contra inflamações. As propriedades anti-inflamatórias desta substância já foram confirmadas por diversos estudos.
  • Os estudos desta substância relacionados com o câncer iniciaram em 2005, com ratos e culturas de célula. Nos estudos recentes foram realizados testes em 21 pacientes com câncer na cabeça e no pescoço. As análises foram realizadas a partir da saliva, antes e após a ingestão de tabletes contendo curcumina.
De acordo com os pesquisadores, a curcumina age inibindo cadeias que controlam a liberação de moléculas sinalizadoras, as citocinas, que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Portanto, a curcumina, seria capaz de suprimir uma série de elementos chave na indução do sinal celular responsável pela proliferação e crescimento de células malignas.
  • A pesquisa, divulgada no periódico Journal Clinical Cancer Research, afirma: “A curcumina foi bem tolerada e não causa efeitos tóxicos”. Porém, ao contrário do que afirma esta pesquisa, cientistas brasileiros, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, acreditam que a curcumina, em baixa dosagem, pode prevenir sim os danos no material genético das células; entretanto, em doses elevadas, pode gerar a morte celular, causando danos aos pacientes.
Mais recentemente, alguns trabalhos começaram a sugerir que, além das propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, a curcumina pode ainda apresentar propriedades antioxidantes – reduzindo a formação de radicais livres – e agir contra outros males, como o Parkinson e o Alzheimer, devido a um efeito neutroprotetor.

curcumina

Usos na culinária:
  • Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. 
Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

Açafrão

Propriedades medicinais:
Benefícios da Curcuma longa:
  • A Curcuma longa previne a agregação de plaquetas pelos vasos sanguíneos, o que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde. Além disso, a curcuma protege o fígado e é excelente para desintoxicá-lo de substâncias químicas tóxicas. 
Também ajuda a proteger o corpo dos efeitos da fumaça e outros poluentes. O açafrão-da-Índia é uma fonte natural de curcumina (curcumin, em inglês), que por sua vez ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias.
  • O açafrão-da-Índia também melhora os locais de recepção de cortisol no corpo e suas propriedades anti-inflamatórias são consideradas tão efetivas quanto a apresentada pelas cortisonas (o cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. 
A forma sintética, chamada de hidrocortisona é uma medicação usada principalmente para o combate a alergias e inflamações). Estudos recentes tentam provar a eficácia da Curcuma longa contra a formação e progressão do câncer.
  • Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas. A Curcuma longa é acrescentada em cosméticos, principalmente na Ásia. Na culinária, a raiz é consumida crua no sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos. 
Às vezes é usada para adulterar o gosto do açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, a Curcuma longa tem um sabor um pouco mais forte. Usada em pequenas quantidades, age como um coloral amarelo na comida. Cozinhar a curcuma junto com outros alimentos, ajuda na digestão de gorduras e proteínas. A Curcuma longa preserva os alimentos por mais tempo.
  • O açafrão-da-terra (também conhecido como “falso açafrão”) ou cúrcuma é uma especiaria indiana derivada dos rizomas da planta Curcuma Longa muito utilizada na alimentação e pela medicina Ayurvédica, principalmente nos países asiáticos. 
São conhecidos aproximadamente mais de 235 compostos da cúrcuma, entre eles os terpenos, diarilpentanóides, fenilpropenos, compostos fenólicos, esteróis e alcalóides. O seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Em 100g de cúrcuma são encontradas quantidades quase que ideais de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo.
  • Estudos em animais demonstraram que ela é rapidamente metabolizada, conjugada no fígado e excretada pelas fezes. A sua biodisponibilidade em humanos ainda não é conhecida. Por conta desse rápido clearance os pesquisadores normalmente a associam com outros ativos que melhorem sua biodisponibilidade como a piperina, presente na pimenta do reino. É comum no envelhecimento e em doenças crônicas por conta da sobrecarga mitocondrial um aumento na produção de radicais livres e do estresse oxidativo, além da pobre defesa antioxidante natural.
A curcumina modula a resposta inflamatória via COX-2, lipoxigenase e óxido nítrico sintaze indutível. Além de inibir a produção de citocinas inflamatórias como a TNF-alfa, NFkappa-beta ILs (1,2,3,6,8) e MCP. Por conta disso ela pode proteger contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras.
  • A cúrcuma age exatamente na diminuição desses radicais livres e na melhora da síntese dos antioxidantes naturais (GSH, SOD e GPX). Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo. Segundo estudos possui propriedades anti tumorais e previne o câncer. Algumas evidências indicam que ela possa inibir a atividade de algumas drogas quimioterápicas e/ou interferir em sua absorção e, por isso nesses casos deve haver indicação médica.
A promoção de um tumor está intimamente ligada a um estado pró-inflamatório e a curcumina diminui esse componente. Sua ação em estudos clínicos abrange a inibição da carcinogênese coloretal, pâncreas, gástrica, próstata, hepática, mama, orais e leucemia. Ela sequestra os radicais livres e impede a peroxidação lipídica protegendo contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose e danos oxidativos ao DNA.
  • Ela vem sendo utilizada contra condições gastrointestinais como a dispepsia, infecção por H pilory, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e colite ulcerativa. Estudos mostraram que ela ajuda na melhora dos sintomas como dor abdominal, inchaço, alterações no trânsito intestinal e frequência de evacuação alta. Ela também participa das fases de detoxificação hepática melhorando o seu funcionamento.
Pele:
  • Já são conhecidos os danos provocados pelos radicais livres ao nosso corpo e principalmente para o nosso maior órgão, a pele havendo assim a necessidade de uma maior defesa antioxidante. Um dos componentes da pele responsáveis pela sua firmeza são os fibroblastos. 
A cúrcuma apresenta um componente com alto poder antioxidante, a curcumina e segundo estudos ela ajudaria a diminuir o estresse oxidativo submetido a pele trabalhando portanto contra o envelhecimento precoce.
  • As propriedades do açafrão incluem sua ação anti-cancerígena, anti-fúngica, anti-viral, antibiótica, anti-inflamatória, antioxidante, estimulante, sedativa e antiespasmódica.
Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer . Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3 . A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.
  • Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer. A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.
Os principais benefícios do açafrão são dedicados aos cuidados da pele, e para o controle da diabetes, sendo que também previne doenças como o Alzheimer. Regula a pigmentação da pele, trata a acne, eczema e a psoríase. Comer açafrão com frequência ajuda a diminuir manchas escuras na face, causadas pelo sol, e deixe o tom de pele com sua cor natural.
  • Para fazer uma máscara facial para acelerar o processo de clareamento da face, misture meia colher de sopa de açafrão, uma colher de sopa de suco de limão, ou com uma colher de sopa de suco de pepino. Mescle bem os ingredientes e passe no rosto. Deixe agir 20 minutos e retire com água fria. O uso regular desta máscara proporciona uma pele clara, hidratada, com aspecto brilhante.
Para eliminar as marcas deixadas pela acne, há uma cura bem simples. Misture uma pitada de açafrão em um colher de sopa de pó de sândalo, acrescente água o suficiente para obter uma pasta lisa, passe no rosto e deixe cerca de meia hora. Repita 2 vezes na semana, ou três, dependendo da gravidade.
  • O açafrão também previne leucemia, impede que o câncer de mama se espalhe, reduz inchaço e inflamações, inclusive nas articulações, fortalece o sistema digestivo, auxilia a circulação sanguínea, regula o nível de açúcar no sangue, e aumenta a imunidade do organismo. Para todas essas condições, basta ingerir meia colher de chá misturada na água, todos os dias.
Contraindicações e efeitos colaterais:
  • Algumas pessoas podem ter erupções cutâneas de pele ou fotossensibilidade ao usarem a Curcuma.
Dicionário de botânica brasileira:
O Dicionario de botânica brasileira refere-se à cúrcuma desta forma:
  • Planta da Índia, de raiz bolbosa, esse bolbo grande, oblongo palmado, de cor alaranjado no interior; folhas longas, flores brancas com mesclas amareladas.

Raízes de Açafrão-da-terra