sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cynara scolymus - Alcachofra

A dieta da alcachofra é uma das dietas mais famosas do mundo, devido aos seus ingredientes adelgaçantes, nomeadamente a cinaropicrina, a cinarina e outras substâncias depurativas e desintoxicantes do organismo.

  • A alcachofra (Cynara scolymus), é também conhecida como cachofra, alcachofra-hortense, alcachofra-comum, alcachofra-cultivada, alcachofra-de-comer, alcachofra-rosa, artischocke(alemão), alcachofa (espanhol), artichaut (francês), globe artichoke (inglês), carciofo (italiano), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Cynara cardunculus. Pertence à família Asteraceae.
A alcachofra (nome científico Cynara cardunculus subsp. scolymus, anteriormente designada por Cynara scolymus) é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais.
  • Alcachofra, planta que nos acompanha já há muitos séculos, tanto como planta alimentícia quanto como planta medicinal. São procedentes da região sul do Mar Mediterrâneo, mais provavelmente do Magrebe, na África. A alcachofra é um parente muito próximo do cardo comum, do qual procede, tendo sido aprimorado para consumo humano por muitos anos de cultivo, principalmente de regiões de clima temperado a frio. 
No Brasil é cultivado em regiões frias onde predominam os imigrantes europeus, como na região da Serra Gaúcha, Paraná e nas regiões frias no interior de São Paulo. Planta de porte arbustivo, quando lança suas inflorescências pode chegar de 1,5 a 2m. Suas folhas são grandes, podendo chegar a quase 1m de comprimento, de coloração verde prateada, com pilosidade na margem inferior. Suas inflorescências são comestíveis, com presença de escamas imbricantes. 
  • O miolo da inflorescência é uma iguaria de fino paladar, proporcionando um enorme prazer à mesa, principalmente quando preparada na forma de conservas em azeite de oliva com especiarias.Existem indícios da planta em estado natural na Tunísia. Os antigos egípcios a conheciam, assim como os gregos, que introduziram o cultivo na Sicília e na Magna Grécia.
A alcachofra é nativa do sul do Mediterrâneo, na porção norte da África. Curiosamente, a alcachofra possui várias enzimas, dentre elas, a cinarase, que é capaz de coalhar o leite, digerindo suas proteínas mesmo que na proporção 1:150000, sendo utilizada em países meridionais para a produção de queijos. 
  • O nome alcachofra provém do árabe al-kharshûf, e o nome cynara vem do grego, que segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e por isso foi transformada nesta planta. 
A alcachofra já foi usada pelos antigos romanos para tratar a má digestão. A espécie Cynara scolymus faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Etimologia:
  • O nome alcachofra provem do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). O nome cynara vem do grego, segundo uma lenda antiga seria uma jovem que rejeitou Zeus e foi por ele transformada nessa planta.
Características:
  • É uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que volta a brotar anualmente. Suas folhas tem cor verde claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida.
É uma flor, e pertence ao grupo das angiospermas
Dá uma inflorescência comestível, produto muito apreciado quando ainda na fase inicial e razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as brácteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.
  • A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio). No cotidiano urbano, ela pode ser encontrada em feiras, como uma inflorescência muito jovem, ainda sem pétalas. Nessa fase, sua parte comestível corresponde às brácteas, folhas modificadas que protegem a inflorescência.
Classificação científica:
  • Reino: Plantae
  • Clado: angiospérmicas
  • Clado: eudicotiledóneas
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Gênero: Cynara
  • Espécie: C. cardunculus

Cynara scolymus - Alcachofra

Propriedades Químicas:
  • A partir do extrato metanólico bruto das folhas da C. scolymus obteve-se, através de partições sucessivas, as seguintes frações: fração hexânica, fração DCM, fração AE e fração butanólica. Da fração hexânica, obteve-se o triterpeno lupeol, que ocorre naturalmente em muitas plantas, principalmente nas flores da família Compositae, o qual apresenta várias ações farmacológicas.
A planta Dendropanax cf. querceti, na qual o lupeol é o composto ativo, demonstrou atividade citotóxica contra células tumorais Hep-G2, A-431 e H-4IIE, cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima topoisomerase II. 
  • Em outros estudos, o lupeol demonstrou atividade sobre a proliferação de queratinócitos na pele, atividades nefro-protetoras tanto na exposição crônica ao cádmio, quanto na redução da excreção de oxalato em determinadas patologias e que causaria danos no túbulo renal. Atividades anti-tumorais, antioxidantes e liberadores de mediadores da resposta imunológica também são efeitos farmacológicos deste composto.
A cinaropicrina, isolada da fração diclorometânica com considerável rendimento (5% a partir da fração diclorometânica), está presente em várias espécies da família Compositae, as quais são ricas em lactonas sesquiterpênicas, geralmente caracterizadas por conterem uma função a-metileno-g-lactona, que reage com grupos sulfidrilas e com resíduos de cisteína de aminoácidos, podendo ser responsáveis por eventuais ações tóxicas, já que ocorre naturalmente e encontra-se distribuída em várias plantas. 
  • Este composto isolado do extrato de Saussurea Lappa radix (Compositae) mostrou ter propriedades inibitórias contra a produção do fator de necrose tumoral (TNF-a), o qual está envolvido em processos inflamatórios. 
A eficácia da cinaropicrina foi comparada com o fármaco prednisolona, potente anti-inflamatório glicocorticoide. Outros autores atribuem que a cinaropicrina, além de propriedades antitumorais, antimicrobianas e antifúngicas, eventualmente podem causar dermatite alérgica, inibição da secreção de plaquetas e efeitos citotóxicos.
  • A fração AE permitiu o isolamento do flavonóide cinarosídio e do ácido cafeico, este último presente em baixa concentração na planta. A fração butanólica possibilitou o isolamento de flavonóide escolimosídio. 
Ao contrário do que demonstra a literatura para a alcachofra cultivada na Europa, nossos estudos indicaram apenas traços de cinarina e ácido clorogênico, sendo o primeiro considerado um marcador químico e biológico para a planta em questão.
  • Os flavonóides obtidos das frações acetato de etila e butanol apresentam várias ações farmacológicas, tais como atividades antibacteriana, antiinflamatória, antioxidante, hipolipidêmica e outras.
Propriedades Medicinais:
Benefícios da alcachofra
  • O poder de emagrecimento da alcachofra se deve ao principal constituinte amargo das folhas, a cinaropicrina, que além da cinarina e do ácido clorogênico, auxilia na digestão de alimentos gordurosos, redução do colesterol e regulação da glicemia, promovendo aumento da secreção biliar e gástrica. Assim, há prevenção dos cálculos biliares, alívio dos sintomas de má digestão, além da redução de náuseas, sensação de inchaço no abdômen e desconforto gástrico e abdominal.
As folhas da alcachofra conferem à planta propriedades terapêuticas e devem ser colhidas antes da floração. Por ter colheita sazonal, pode-se optar por consumir a alcachofra não apenas em sua forma natural, mas também em forma de extrato, que pode ser encontrado em cápsulas, xaropes e comprimidos, disponíveis em farmácias. 
  • É usualmente utilizada em forma de infusões e chás, que devem ser consumidos antes de cada refeição principal para auxiliar na digestão dos alimentos e promover saciedade.
Adicionalmente, a alcachofra possui alto teor de fibras alimentares que favorecem movimentos peristálticos, conseqüente eliminação das fezes e a torna um redutor de riscos do desenvolvimento câncer de cólon e intestino. Assim, a planta é bastante procurada por seus efeitos emagrecedores combinados: sensação de saciedade, aumento da eliminação de fezes e metabolização da gordura. 
  • Sua ação diurética deve-se à alta concentração de potássio que suas folhas possuem íon responsável pelo equilíbrio eletrolítico do organismo, auxiliando na eliminação do excesso de água. Evita afecções urinárias também ao estimular o epitélio renal, devido à inulina e outros ácidos.
Outros princípios ativos são componentes flavônicos glicosídeos (cinarosídeo) que possui atividade antioxidante, cinarina (que possui atividade hipoglicemiante, ao reduzir níveis de açúcar do sangue), pró-vitamina A (precursora da vitamina A, responsável por combater os radicais livres, e favorecer a visão noturna), e coenzimas como NADP-NADPH2 que estão relacionadas com o controle da lipólise, a “quebra de gordura” do organismo.
  • Uma alcachofra média fornece 20 por cento da vitamina C necessária para o dia. Com apenas 60 calorias, é também uma boa fonte de potássio e magnésio, minerais importantes para um coração saudável.
Para a fabricação de fitoterápicos utilizam se as folhas maduras da alcachofra, mas no Brasil o seu cultivo visa o mercado de flores, e para isto utiliza-se às práticas corriqueiras da agricultura convencional, como adubos e agrotóxicos. Acontece que os teores de princípios ativos caem após a florada, devendo ser colhidos bem antes de iniciar o lançamento do escape floral. 
  • Mas infelizmente não é o que acontece na prática. Muitas vezes a colheita das folhas acontece após a colheita das flores, proporcionando um baixo teor de cinarina, um dos princípios ativos da alcachofra, produzindo um fitoterápico de baixa qualidade.
A alcachofra promove uma maior liberação gástrica e aumento da produção e liberação de bile, favorecendo todo o processo digestivo, principalmente quando exageramos em alimentos gordurosos. Auxilia na prevenção de formação de cálculos biliares e é um excelente medicamento para redução da taxa do colesterol. Estudos clínicos comprovaram que chega a reduzir em até 25% a taxa de colesterol e triglicérides, devendo seu uso ser contínuo durante vários meses. 
  • Não se sabe bem o por que, mas algumas pessoas demoram até 6 meses para começar a baixar estes níveis. E não fica só nisto, a capacidade do fígado em desintoxicar o nosso organismo é estimulada, além de regenerar os hepatócitos.
Quando consumida antes das refeições para algumas pessoas auxilia nos processos de emagrecimento, e até mesmo pode apresentar um leve efeito laxante, e é por este motivo que faz parte de inúmeras fórmulas emagrecedoras.
  • Planta com ação depurativa, auxiliar na eliminação de ácido úrico, portanto auxiliar no tratamento da gota. Rica em manganês e ferro, podendo ser útil no tratamento de anemias.
A alcachofra pode ser consumida como alimento ou como fitoterápicos, e não existe nenhuma proibição de seu consumo por parte do Ministério da Saúde como fitoterápico, o que existe é uma proibição de aplicações de polifenois extraídos da alcachofra para o tratamento de gordura localizada, e isto devido a falta de registro no Ministério da Saúde. 
  • Para se obter o registro é necessário a apresentação de uma série de estudos para garantir sua eficácia e sua segurança, sem a apresentação destes estudos o registro não sai, o que impede sua comercialização.
Alcachofra em cápsulas:
  • Os extratos de folhas da alcachofra (Cynara scolymus) têm sido indicados para aumentar a produção de ácido biliar e melhorar a digestão. As dosagens variam a partir de de 4 ou 5 cápsulas, cada uma contendo 325 mg de extrato normalizado de folhas, durante até 6 semanas.
Contraindicações e efeitos colaterais:
  • A alcachofra é contraindicada em casos de obstrução do ducto biliar, gravidez e lactação, devido aos princípios amargos que podem passar para o bebê pelo leite materno, no entanto, gestantes podem consumir as folhas da alcachofra cozidas, sem riscos à própria saúde e à do bebê. 
Em algumas pessoas, alcachofra podem causar alguns efeitos secundários, tais como gases intestinais e reações alérgicas. As pessoas com maior risco de reações alérgicas são aquelas que são alérgicas a plantas, tais como calêndulas e outras ervas semelhantes.

Cynara scolymus - Alcachofra