segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Educação Ambiental nas Escolas

Educação Ambiental nas Escolas

  • Criado em 2001, no Paraná, e estendido para Santa Catarina, em 2007, o Programa Caiubi de Educação Ambiental tem o objetivo de capacitar professores para educar as futuras gerações no que diz respeito à preservação ambiental.
O Programa atende a crianças em idade escolar das comunidades onde a Klabin atua, por meio do treinamento e da formação de professores das redes municipal e estadual de ensino. Com isso, busca-se formar cidadãos críticos e conscientes da importância do meio ambiente, tornar o aluno um agente transformador de sua realidade e incentivar a adoção de atitudes responsáveis em relação à produção e à reciclagem de lixo.
  • Em pouco mais de dez anos, o Programa Caiubi beneficiou mais de 245 mil alunos e cerca de 9,5 mil professores de 771 escolas. Isso foi possível graças às parcerias com Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente das cidades participantes − Telêmaco Borba e municípios do Planalto Catarinense −, além do apoio da Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Planalto Catarinense e das organizações não governamentais Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi).
O Programa Caiubi se destaca pela inovação na disseminação de conhecimento, que vai muito além da distribuição de cartilhas e materiais didáticos para as escolas públicas estaduais e municipais participantes da iniciativa. 
  • Os temas são discutidos em conjunto com os professores da rede de ensino, para que o conteúdo seja integrado à programação escolar, tornando os docentes multiplicadores da Educação Ambiental e da importância dessa questão para o desenvolvimento sustentável.
Educação ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países, foi proposta em 1999 no Brasil, tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável. Pode ser incluída como uma disciplina.
  • É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
  • A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
  • Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. 
O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Art. 1º da Lei no 9.795 de abril de 1999
  • "Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal.
  • Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
  • Aquele que pratica a educação ambiental no âmbito de ensino, é conhecido como Educador ambiental e não necessariamente trata-se de um professor. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados. 
No entanto, conforme preconizado pela Resolução CFBio nº 010/2003 é atribuído ao biólogo a expertise de atuar na área, uma vez que, tratando-se de uma atividade que envolve múltiplos conhecimentos e, tratando-se este de um profissional de abrangência e conhecimento ímpar, por mais que outras áreas atuem neste campo do conhecimento, cabe aos biólogos desenvolver de fato esta área do saber.

A Educação Ambiental tem como objetivo o conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.

Histórico da Educação Ambiental no Brasil:
  • A I Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente e desenvolvimento (1972) marca um processo de criação de profissionais e pessoas pelo mundo com uma visão voltada as discussões do meio ambiente e seus afins, como sustentabilidade. A partir da Conferência de Estocolmo, a Educação ambiental se contextualiza.
No entanto, conforme ditado pela Resolução CFBio nº 227, de 18 de Agosto de 2010, a qual dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, insere-se, portanto, a educação ambiental como uma das áreas de abrangência profissional do biólogo, conforme o Art. 4º desta resolução.
  • Em 2012 foi publicado na III Conferência Brasileira de Gestão Ambiental o estudo "Educação Ambiental Virtual" elaborado pelos Gestores Ambientais Cássio Bergamasco e Virgínia Lages. Tal estudo abordou a aplicação da educação ambiental no ambiente virtual, evidenciou a viabilidade financeira de projetos semelhantes além de demonstrar o alto nível de engajamento social sobre as temáticas ambientais cotidianas.
No Brasil há importantes educadores ambientais, que nos últimos 30 anos têm contribuído com a publicação de conceitos e na elaboração de políticas públicas, dentre os quais podemos citar (em ordem alfabética): Alexandre Pedrini, Angela Baeder, Genebaldo Freire Dias, Isabel Carvalho, Luiz Afonso Figueiredo, Marcos Reigota, Marcos Sorrentino, Mª Henriqueta Raymundo, Marta Tristão, Michele Sato, Mônica Borba, Raquel Trajber, Rita Mendonça, Silvia Pompeia, Sonia Muhringer, Tita Vieira, Viviane Amaral, e Zysman Neiman.
  • A temática da educação ambiental é cada vez mais presente nas discussões dos que desejam construir um planeta mais sustentável, com menos agressões ao meio ambiente e com perspectivas de uma melhor relação com a natureza. O bordão de que “tudo passa pela educação”, saiu do discurso, e se tornou prática para muitas pessoas.

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