sábado, 27 de setembro de 2014

A Reciclagem de Entulho e seus Produtos

Tijolos de resíduos da construção civil

  • A geração de resíduos provenientes da indústria da construção civil, denominado entulho, vem crescendo a cada dia, na velocidade do crescimento da indústria da construção civil no nosso país. 
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizado há 11 anos, esse material representa entre 13% e 67% de todos os resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil, o que significa uma média de 40% do lixo produzido no país.
  • O entulho, além de indicativo de desperdício no canteiro de obra, como os demais resíduos, deve ser regularmente recolhido e corretamente depositado nos locais designados para este fim. E como os demais resíduos, pode ser reciclado. Pensando em sustentabilidade, existem motivos de sobra para isso: reduz o impacto ambiental pela atividade de demolição e é economicamente interessante quando aproveita-se o material reciclado no próprio canteiro de obras.
A título de curiosidade, foi na Europa, após a segunda guerra mundial que têm-se registro de reciclagem e reutilização do entulho proveniente das edificações destruídas nos bombardeios. Os escombros remanescentes foram britados para a produção de agregados para a reconstrução das cidades.
  • Atualmente o processo de reciclagem de entulhos funciona da seguinte forma: os resíduos das construções e demolições são coletados por caçambas estacionárias e transportadas por caminhão equipado com poli-guindaste até o pátio da usina, onde são descarregados e separados manualmente. Madeira, plástico, vidro, papel, metal, gesso, etc. são separados dos resíduos de cerâmica (tijolos, concreto, bloco, telha, piso, azulejo, etc.) 
Estes são levados por esteira transportadora à uma britadora de mandíbulas, onde são triturados, e o material resultante desta trituração transportado por elevador de canecas até uma peneira vibratória que separa o material em dois produtos de granulometrias diferentes: granulado miúdo e granulado graúdo.
  • Na aplicação, os materiais reciclados retornam às construções e estradas para substituírem os agregados naturais, sendo o agregado miúdo utilizado para preparo de argamassas de assentamento de alvenarias comuns (de vedação) em diversas construções e o agregado graúdo utilizado para fazer o concreto para o contrapiso, blocos, pavimentação de estradas, etc. 
É uma boa alternativa para diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros. Mas, o cidadão comum que, por exemplo, faz uma reforma na sua residência, pode reciclar o entulho gerado nesta pequena atividade? Bem, infelizmente, ainda estamos a anos de termos esta facilidade ao alcance, pelo menos, das capitais brasileiras. 
  • Poucas são as cidades que coletam e reciclam entulho (há registros das prefeituras de Guarulhos, Ribeirão Preto, Mauá, Osasco, Belo Horizonte, São Paulo e outras). Mesmo assim, temos que encontrar o ponto de coleta de entulho mais próximo de nós, que realiza a reciclagem (nem todos os pontos a fazem). 
Se na sua cidade não houver tais pontos de entrega, ao menos contrate um coletor regularizado, para não depositar o entulho em locais proibidos. Reciclagem e cuidados: os materiais são britados e reaproveitados como agregado. Deve-se tomar cuidado para não deixar gesso no entulho, pois compromete o desempenho do material reciclado. 
  • Quando finalmente dividido, pode ser empregado como material pozolânico. Eventualmente, pode ser misturado com material cerâmico, desde que mantida a homogeneidade. Nesse caso, o desempenho é inferior àquele verificado com o emprego exclusivo de material cimentício.
O lixo urbano e a maneira como é depositado hoje em dia destaca-se como um dos principais problemas da sociedade moderna. É um problema preocupante que vem aumentando com o passar dos anos, com o crescimento da construção civil no país aumenta consideravelmente a quantidade de entulho produzido, principalmente nas grandes cidades.
  • A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.
Os entulhos provenientes das construções nas cidades brasileiras acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção e tratamento. É muito comum vermos estes resíduos sendo colocados em locais impróprios, como aterros clandestinos, margens de rios, córregos e terrenos baldios. Com isso causando e assoreamento das margens dos cursos d’água, entupimento de bueiros e galerias causando enchentes, e a diminuição da qualidade de vida nas áreas urbanas.
  • A reciclagem de resíduos ou entulhos da construção civil gera sub-produtos como tijolos, brita, canos de esgoto, calçamentos, entre outros essas são importantes alternativas para amenizar vários problemas na área urbana, tanto nos setores sociais e ambientais, como no econômico.

Usina de reciclagem para resíduos de obra 

Reciclagem de entulhos:
  • Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil.
A reciclagem na área de construção civil se dá por duas vias:
  • Uso de resíduos de outras indústrias, como siderúrgica e metalúrgica. 
  • Transformação dos resíduos de obras e demolição em novos materiais de construção.
Para reciclar entulhos faz-se, primeiramente, uma triagem das frações inorgânicas e não-metálicas do resíduo, excluindo madeira, plástico e metal, que são direcionados para outros fins. Em seguida obtém-se o agregado reciclado, que é o resíduo britado ou quebrado em partes menores.
  • Com este método aplicado aos resíduos será possível identificar sua composição, os compostos que podem ser extraídos dele e saber qual a planta industrial mais adequada para a reciclagem e a melhor alternativa de aproveitamento dos resíduos.
RCD:
Mercado da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição:
  • Os empreendimentos de reciclagem de resíduos da construção civil não atingiram seu ápice, com um volume de coleta e reciclagem ainda pequeno. Essa atividade, extremamente necessária nos dias de hoje, está intimamente ligada à demolição.
Um dos fatores limitantes é a falta de informação da população, dos órgãos públicos e seus administradores, pois ainda se acredita que o material inerte não tenha aplicação ou viabilidade de reciclagem.
  • Muitas empresas ainda são grandemente limitadas em sua capacidade de tratar das questões ambientais e essas oportunidades são simplesmente perdidas.Por outro lado, as empresas de reciclagem vivem dificuldades em relação à divulgação dos serviços e seus benefícios, bem como da insuficiência de recursos para expandir sua capacidade, quando necessária.
A logística também é prejudicada pela capacidade limitada e pela insuficiência de recursos, tanto pelas empresas de reciclagem, quanto as de demolição, o que gera problemas para se integrar a cadeia produtiva – caçambêiros, prefeituras, grandes obras etc. Tipicamente, quase a metade dos resíduos é processada in-loco, no próprio local da demolição ou obra, o que permite reduzir os custos do processo.
  • É importante esclarecer que apesar de existir a representatividade da classe no Brasil, as questões de mérito ainda padecem de discussão por representantes específicos, sendo tipicamente influenciadas por representantes diversos, como imobiliárias, concreteíras, construtoras etc.
Reciclagem do concreto: 
  • Mais de 90% dos resíduos provenientes de construções civis podem ser reciclados, reutilizados e transformados em agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo. É possível reciclar qualquer concreto, desde que seja escolhido o uso adequado e se respeitem as limitações técnicas. 
As centrais de reciclagem contam com máquinas semelhantes às de mineradoras, como esteiras rolantes, britadores, peneiras e classificadores de granulometria. Apenas os concretos com substancias contaminantes, podem trazer prejuízo às propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, e não devem ser utilizados como matéria-prima.
  • Equipamentos diferentes reciclam o concreto fresco e o endurecido. Para o concreto fresco são usados lavadores que separam agregados graúdos dos miúdos. Para o endurecido, britadores de mandíbula ou de impacto, decompõem estes materiais. O entulho é separado, britado, lavado, peneirado e classificado. É também facilitada a segregação entre resíduos cimentícios e cerâmicos. 
Devido ao menor volume de materiais, a técnica de reaproveitamento na própria obra exige equipamentos sofisticados. Nesses casos, devido à menor homogeneidade do material processado, recomenda-se o reaproveitamento como agregado para revestimento ou argamassa de assentamento. O procedimento é simples: o material é encaminhado por dutos a uma mini-central de processamento, onde é triturado para ser normalmente utilizado como agregado. É possível também utilizar um moinho de rolo para a trituração.
  • Agregados reciclados provenientes de concretos estruturais apresentam melhor qualidade em relação aos agregados provenientes de tijolos cerâmicos e argamassas e podem ser usados em aterros de inertes, obras de pavimentação, agregados para argamassas e até concretos estruturais. No caso de concreto estrutural, é preciso maior acuidade para dosar e especificar o material reciclado, a mistura entre o agregado reciclado e o agregado normal traz bons resultados.
Como abordado, a logística é de fato um agravante, porém, passível de solução, se admitirmos a parceria de "Empreendedores e Investidores". Sendo a geração de sucata regional e que os governos municipais já se encarregam direta ou indiretamente pela coleta e destinação (nem sempre a mais adequada e ainda ficam com o "ônus" financeiro e/ou político), devemos concluir que a parceria entre Prefeituras (empreendedores) e Empresas interessadas pelos produtos finais e até os fabricantes de equipamentos para esse fim (investidores) seria adequada e conveniente. 
  • E, ampliando a visão técnica e de interesse, podemos admitir que a união de municípios vizinhos num raio de "x" quilômetros, uma planta industrial instalada em ponto equidistante entre eles e de menor impacto ambiental, idealizaria o projeto.
Produtos obtidos na reciclagem:
  • Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de construção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais. 
O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso. É possível produzir agregados – areia, brita e bica corrida para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos, e uso em argamassas e concreto. Da mesma maneira, pode-se fabricar componentes de construção – blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas.
  • Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho são benefícios ambientais. Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir a deposição em locais inadequados, como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas.
As experiências indicam que é vantajoso economicamente substituir a deposição irregular do entulho pela reciclagem. Estima-se que o custo da reciclagem significa 25% desses custos. A produção de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais.

Reciclagem de tijolos:
  • De fácil montagem e a um custo bem menor, os tijolos ecológicos, fabricados a partir do lixo industrial, possuem quase o dobro de resistência que os tijolos comuns.
O aproveitamento dos tijolos vai mais além, se for transformado em pó, o tijolo substitui parcialmente o cimento, que é considerado um material muito poluente. Outra forma barata de se produzir material de construção é substituir o “tijolo cozido”, pelo de “terra crua”. 
  • A fabricação dispensa o uso de forno à lenha e durante o processo de fabricação não há desmatamento e nem queima de carvão, não lançando resíduos tóxicos no meio ambiente, esses são os chamados tijolos recicláveis, que são obtidos a partir da mistura de tipos de solo com cimento e água. Depois de misturados os elementos, a mistura é compactada em até 12.000 kg de pressão. Finalmente curada e secada.
"Tijolo de pet reciclada". Compreendido por um tijolo fabricado por um processo adequado de injeção, sobre moldes (1) matéria prima a ser utilizada, pet 1 ( polietileno, tereftalato pós consumo 100% reciclado), (2) oferece melhor custo e benefício em relação a similares, (3) fabricado com os mesmo padrões e características dos similares, (4) qualidade superior como: inquebrável, mais leveza, menor custo, (5) apresentado-se em duas peças consolidado por um sistema de solda (3) medidas 19x1 9x8, várias cores e modelos

Tijolos de reciclados