segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Aproveitamento da luz Natural

O aproveitamento da luz natural se traduz no posicionamento de 
grandes aberturas de vidro transparente

  • O aproveitamento da iluminação natural, no interior das edificações e um recursos muito antigo, mas que se utilizada da forma correta pode, mesmo nos dias de hoje, trazer beneficios econômicos para os usuários. 
Este recurso pode ainda ser utilizado para realçar a arquitetura da edificação ou contribuir para as atividades que são desenvolvidas em seu interior, como e o caso do Museu Juan Miró, em Barcelona na Espanha., que utiliza muito a iluminação natural por meio de elementos zenitais, proporcionando boa iluminação interna realçando a arquitetura e as obras em exposição, sem que haja incidência direta dos raio so lares nas obras em exposição.
  • Por se tratar de um assunto muito importante e com inúmeros pontos a serem salientados, não se pretende aqui fazer uma revisão sobre iluminação e ventilação natural, mas sim realçar a importância desse tema e de sua utilização em larga escala nas edificações, alem da potencial influencia que esse tema pode exercer no consumo de energia elétrica gasta com iluminação nas edificações.
Chamar -se-a aqui de energia natural, a proveniente dos ventos, a luz do sol, o calor da radiação solar, que podem ser obtidas direto da natureza e por meio de alguns recursos e cuidados no projeto, vindo a proporcionar melhores condições de habitabilidade as construções e economia de energia. Pois, por meio delas pode-se proporcionar a edificação diferenciais como maior iluminação interna, maior ou menor temperatura interna e maior ventilação.
  • A iluminação natural provinda do sol, depende das caracteristicas da abobada celeste, isto e das condições climáticas e atmosféricas, podendo ser direta ou indireta conforme a reflexão da atmosfera (com ou sem nuvens ), da vegetação, edifícios e outros objetos existentes na superficie do local. Conforme diz MASCARO, L. (1983):
 " ... a iluminação natural pode oscilar entre algumas centenas de lux a sombra ate 80 ou 100 lux a sol ... ".
O aproveitamento dos recursos energéticos naturais locais, tambem deve ser feito com critério, pois o aumento da iluminação natural, por exemplo, sem controle pode ser prejudicial, levando a um aumento da temperatura interna devido it entrada excessiva da radiação solar, o que pode tornar o ambiente desconfortável, como pode ser observado em alguns casos de prédios com "pele de vidro" no lugar das paredes externas, os quais, se inadequadamente implantados e construídos, sofrem o efeito estufa, e consequentemente, necessitam do uso de aparelhos elétricos de condicionamento climático, para proporcionar sua habitabilidade. 
  • Isto esta diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável, no aspecto da eficiência energética, que e uma aliada economica e pode ajudar a preservar os recursos naturais, principalmente os geradores de energia convencional.
O sol direto e o brilho intenso do céu podem ser prejudiciais, por isso há que se buscar alternativas como os elementos de sombreamento, que deixem passar so a luz para o interior do ambiente, podendo ser reguláveis para se adaptar as diferentes situações do dia e de cada estação do ano. Existem inúmeros recursos para iluminação natural, sem ser o aumento do vão das janelas. 
  • O ideal e a combinação racional entre a iluminação natural e a artificial, que pode ser conseguida ate com a utilização de sensores que medem a iluminação interna, e automaticamente aumentam ou diminuem as aberturas para o exterior e/eu a iluminação artificial.
O tamanho ideal das aberturas pede ser determinado por estudos realizados pelo projetista, como salienta ALUCCI (2000), que:
" ... estará definindo não só e desempenho luminoso (natural e artificial) do ambiente, como tambem a carga térmica " o ambiente recebem; que, " ... tal avaliação ... semente pode ser realizada a partir da variável consumo de energia elétrica, 
Isto e, e precise que o projetista determine O consume médio mensa! para iluminação artificial e condicionamento ambiental associado a diferentes dimensões de abertura num mesmo ambiente". Assim pode-se estimar a melhor opção de tamanho de abertura, conforme as necessidades usuários.
  • As aberturas zenitais são, no case da iluminação, uma das opções adequadas a grandes espaços contínuos e locais com pé direito alto. Apresentam a vantagem de oferecer maior uniformidade e iluminação media sobre o plano de trabalho do que a iluminação lateral equivalente. 
Porém, pode ter um custo inicial mais alto, maior dificuldade de limpeza, de localização dos elementos de controle, proteção solar e ventilação, pois, pode comprometer o desempenho térmico do ambiente, devido a enorme carga térmica na cobertura dos edifícios, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. 
  • A entrada de sol direto, pode ser evitada através do uso de "elementos de sombra", que podem ser feitos a partir de vários materiais, dependendo da criatividade do projetista e da necessidade do usuário. Já a iluminação lateral dependendo de seu tamanho, e geralmente mais adequada as zonas próximas das aberturas. 
Para os casos de necessidade de ventilação, pode-se utilizar por exemplo, quando possível, uma serie de recursos como a ventilação natural cruzada, e prevenir maiores gastos de energia com circuladores de ar ou aparelhos de ar-condicionado.
  • Os aspectos do ambiente, como a luz natural podem afetar e interferir na produtividade,humor, conforto, saúde mental, física e outros aspectos do comportamento humano, podendo ate desorientar os seres vivos. Dai a importância de que os profissionais responsáveis por projetos de edificações, busquem alternativas mais econômicas, principalmente do ponto de vista energetico, considerando os aspectos ambientais e específicos de cada construção.

Suas grandes aberturas e janelas estrategicamente localizadas permitem o aproveitamento da luz natural. Isso quer dizer: economia de energia e dinheiro.

A Eficiência Energética nas edificações:
  • O consumo energetico nas edificações e muito grande e a economia pode ter inicio no combate ao desperdício, que por sua vez e um dos incentivadores da automação de edifícios.
Porem nao se pode perder de vista que os equipamentos de automação tambem devem ser eficientes, para isso eles devem otimizar o uso da energia através da coleta e processamento do consumo de energia, deixando estes dados para avaliações de rendimento de equipamentos e decisões sobre mudanças em rotina de limpeza e manutenção visando o funcionamento eficiente de equipamentos, luminárias, superfícies de iluminação zenital, vidros de janelas e divisórias, entre outros equipamentos e complementos.
  • A eficiência energética pode ser entendida, segundo LAMBERTS, DUTRA & PEREIRA (1997), como " ... a obtenção de um serviço com baixo dispêndio de energia", e exemplificam ainda que, " ... um edifício e mais eficiente energeticamente que outro quando proporciona as mesmas condições ambientais com menor consumo de energia".
A eficiência energética pode ser buscada ainda na fase de projeto, dotando-se as obras de sistemas que aproveitem melhor as condições de iluminação natural local, através das aberturas de portas e janelas; e ventilação natural, proporcionando a circulação do ar pela edificação, facilitando a saída do ar quente e entrada de ar frio, com possibilidade de controle das aberturas em dias mais frios.
  • O projetista deve se preocupar em proporcionar a maxima vida mil a seus projetos, provendo facilidade de adaptação a novos usos e de instalação de novos equipamentos e redes de sistemas, nao esquecendo da otimização dos custos, flexibilidade para a implantação de novos sistemas e tecnologias. Para facilitar estas decisões existem no mercado um grande numero de programas de desenho auxiliado por computador e de sistemas térmico e acústico.
Outros cuidados que devem ser tornados são:
  • Simulação de comportamento
  • Localização e orientação adequada da construção de modo que todos os ambientes projetados recebam iluminação natural, e possuam conforto térmico e acústico apropriado ao tipo de uso;
  • Em ambientes de trabalho, evitar reflexos nas telas dos computadores, com a escolha correta de lampadas e luminar:ias, e entrada de luz natural;
  • Verificar a possibilidade da utilização de sensores que regulam os niveis de iluminação internos, através da complementação da entrada de luz natural por portas e janelas, evitando gastos desnecessários de energia;
  • Utilizar elementos de sombra como "brises" e cortinas para evitar a entrada de sol direto pelas janelas e aberturas, que pode levar ao incremento de carga térmica e a necessidade de condicionamento climático artificial;
  • Utilizar sensores de temperatura e temporizadores para racionalizar o uso de aparelhos de ar- condicionado, quanto ao tempo de funcionamento dos locais, uso de cada ambiente climatizado, adequando-o as necessidade reais, diminuindo o funcionamento do sistema de ar condicionado em locais desnecessários e/ou proporcionando temperaturas desconfortáveis;
  • Em edificações multo grandes, onde alguns compartimentos nao ficam próximos das fachadas, utilizar recursos como pátios internos e fossos de iluminação e ventilação, visando a melhoria da qualidade térmica e de iluminação;
Propor a utilização de materiais que facilitem adaptações, como divisórias de gesso acartonado ou de outros materiais de fácil adaptação, pisos elevados, e shafts para passagem de tubulações hidráulicas e sanitárias, elétrica e ar-condicionado;
" buscar acabamentos internos que apresentem boas qualidades acústicas, térmicas e de reflexão de luz;" escolher cores e elementos de decoração e paredes, inclusive com preocupações como a influencia das cores nas pessoas, para o bom rendimento da iluminação e melhor desempenho dos funcionários;
" racionalização no posicionamento dos pilares e vigas para facilitar a passagem de cabos, sistemas de automação, proporcionar melhor circulação interna e facilitar a adaptação do ambiente as necessidades do usuário".

Percebam como as janelas e portas amplas e transparentes fazem um 
belo aproveitamento da luz natural para iluminar a casa.