quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Túlio (Tm)- (Terras Raras)

A companhia japonesa Mikasa desenvolveu um aparelho de Raio-X portátil, 
que não necessita ser ligado a uma rede elétrica 
e que possui total autonomia sem-fio.

O túlio (do grego "Thule", nome de uma ilha) é um elemento químico de símbolo Tm, número atômico 69 ( 69 prótons e 69 elétrons ) com massa atômica igual a 168,9 u. À temperatura ambiente, o túlio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.
É encontrado com outros "terras raras" no mineral monazita. Devido ao preço elevado, o túlio e seus compostos não apresentam, ainda, aplicação economicamente viável.Foi descoberto em 1879 pelo sueco Per Teodor Cleve.

Características principais:
  • É um elemento do grupo dos lantanídios , sendo o menos abundante das terras raras. Seu metal é fácil de ser trabalhado, apresenta boa ductilidade , tem um brilho cinza prateado e pode ser cortado com uma faca. 
Apresenta uma certa resistência a corrosão quando no ar seco. O túlio natural é composto inteiramente de um único isótopo estável , o Tm-169.  Temperatura de Curie= 32 kelvin

Aplicações:
  • O túlio foi usado para produzir lasers, porém os custos de produção elevados impediram que outros usos comerciais para o túlio fossem desenvolvidos. Outros usos/potenciais usos: 
O túlio estável ( Tm-169 ) , bombardeado em reatores nucleares , pode ser usado como fonte de radiação em dispositivos portáteis de raio-X. 
O instável Tm-171 possivelmente pode ser usado como fonte de energia. 
  • Tm-169 tem potencial uso em materiais magnéticos cerâmicos denominados ferrites , que são usados em equipamentos de micro-ondas.
História:
  • O elemento túlio foi descoberto pelo químico sueco Per Teodor Cleve em 1879 procurando impurezas nos óxidos de outros elementos terras raras ( mesmo método usado anteriormente por Carl Gustaf Mosander para descobrir alguns outros terras raras ). 
Cleve iniciou removendo todos os contaminadores conhecidos da “érbia” ( Er2O3 ) obtendo duas novas substâncias, uma marrom e outra verde. A substância marrom era o óxido do elemento hólmio que foi denominada de "hólmia" por Cleve e a substância verde era um óxido de um elemento desconhecido. 
  • Cleve denominou o óxido de "túlia" e o seu elemento de túlio , de "Thule" , um nome romano antigo para um país mítico no norte distante, talvez a Escandinávia.
Ocorrência:
  • O elemento nunca foi encontrado na forma pura na natureza, mas é encontrado em pequenas quantidades em minerais com outras terras raras. É extraído principalmente da monazita (~0,007% de túlio), minério encontrado em areias de rios, por troca iônica. 
Técnicas mais novas de extração por troca iônica e solventes conduziram a uma separação mais fácil das terras raras, com custos muito mais baixos, para a obtenção do túlio. O metal pode ser isolado completamente por redução com o metal lantânio ou pela redução com o cálcio , em recipiente fechado. Nenhum dos compostos de túlio são comercialmente importantes.

Isótopos:
  • O túlio natural é composto de 1 isótopo estável, Tm-169 ( 100% de abundância natural ). 31 radioisótopos tem sido identificados , sendo os mais estáveis Tm-171 com meia-vida de 1,92 anos, Tm-170 com uma meia-vida de 128,6 dias, 
Tm-168 com meia-vida de 93,1 dias, e Tm-167 com meia-vida de 9.25 dias. Todos os demais isótopos radioativos com meias-vidas abaixo de 64 horas, e a maioria destes abaixo de 2 minutos. Este elemento tem 14 meta estados, sendo os mais estáveis Tm-164m ( t½ 5,1 minutos ), Tm-160m ( t½ 74,5 segundos ) e Tm-155m ( t½ 45 segundos ).
  • As massas atômicas do túlio variam de 145,966 u ( Tm-146 ) até 176,949 u ( Tm-177 ). O principal modo de decaimento anterior ao isótopo estável mais abundante, Tm-169, é a captura eletrônica , e o primeiro modo após é a emissão beta. Os produtos de decaimento primários antes do Tm-169 são os isótopos do elemento 68 ( érbio ) , e os produtos primários após são os isótopos do elemento 70 ( itérbio ).
Precauções:
  • O túlio apresenta uma toxicidade de baixa a moderada, porém deve ser manuseado com cuidado. O pó metálico de túlio é passível de entrar em combustão e tornar-se explosivo. O Túlio é um elemento um pouco perigoso.

Extração de Terras Raras