quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Persea spp - Abacate

Persea spp (P. gratissima ou P. americana) - Abacate

  • O abacate é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da lauráceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira. 
Segundo Koller, 1992 a classificação botânica do abacateiro tem sofrido várias alterações nos últimos anos, não havendo ainda total concordância sobre a questão. Recentemente L. O. Williams, citado por Malo (1978a) revisou os estudos genéticos e específicos, propondo a divisão do gênero Persea em dois subgêneros: Persea e Eriodaphne, que se distinguem, sob o aspecto agronômico, pelo fato das espécies do subgênero Persea serem compatíveis de enxertia entre si.
  • O abacateiro é uma árvore de tamanho médio que pode atingir de 10 a 25 metros de altura. Suas folhas são alternadas, coriáceas, oblongas a ovais ou obovadas (formato semelhante a um ovo), com cerca de 20 centímetros de comprimento. As flores são pequenas e amarelas. Possui 12 estamos, em grupos de três em quatro voltas. 
O abacate é uma fruta é grande, carnuda, alongada, de vários tamanhos e formas, que muitas vezes se assemelha a uma pera, de 8 a 18 centímetros de comprimento, alguns pesando até dois quilos. São macios e comestíveis, com sabor, cor de noz, variando de verde-amarelo ao roxo. 
  • O abacateiro é nativo da America Central e México. Foi introduzido na America Tropical antes do século XVI. Atualmente é uma árvore extensivamente cultivada nas Filipinas por seu fruto comestível. É cultivado a partir de sementes, mas podem ser propagadas por brotamento ou enxertia. A Persea spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome náuatle do fruto é ahuacatl (o qual significa "testículo", em referência a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. 
  • O abacate é um fruto arredondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1 500 g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 30 m e cresce melhor em climas quentes.
Propriedades Químicas:
  • Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética ), é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A dentre as frutas. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6 , além da vitamina A.
É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão, em Moçambique e no Brasil. 
  • O seu fruto (abacate) possui um óleo rico em proteínas. As suas folhas tem um óleo volátil com metil-chavicol, dd-pineno e parafina, além de serem ricas em isoramnetina, luteolina, rutina, quercetina e apigenina. A sua semente tem saponinas, flavonoides, taninos e alcaloides. Estudos apontam que o extrato da folha tem propriedades anticonvulsivas, além de ser redutor da glicose.
Polpa dos frutos: 
  • Ácidos graxos (oleico, linoleico, palmítico, esteárico, linolênico, cáprico e mirístico), hidrocarbonetos alifáticos saturados, esqualeno, alcoóis alifáticos e terpênicos, b-sitosterol, fitosterol, lecitina, vitaminas A, B, D, E e K, aminoácidos e G.A.B.A., ferro, fósforo, tiamina, riboflavina, niacina e ácido ascórbico. Outros elementos isolados são as persenonas A e B.
Flores: 
  • Flavonoides (quercetin-3-O-ramnosídio, isoramntin-3-O-glicosídeo, cumaril-kaempferol, etc).
Sementes (caroço): 
  • Sesquiterpenos (seychelleno, allo-aromandreno, b-selineno, valenceno, b-bisaboleno, y-cadineno, b-bisabolol e epi-a-bisabolol e tetradecanal)(Resumos Q-027); ácidos graxos(com abundante a-tocoferol), proantocianidina(biflavonil), hidrocarbonetos, derivados esteroídicos e glicídicos, taninos, polifenóis e uma saponina.
Folhas: 
  • Óleo essencial difere a composição segundo a variedade: (estragol, metil-chavicol, a-pineno, b-pineno, metil-eugenol, cineol e limoneno); dopamina, serotonina, flavonóides (quercetina, catequina, epicatequina e cianidina); abacatina (princípio amargo); persiteol, taninos, persina e tiramina.
O Acido linoleico:
  • Pesquisas científicas recentes corroboram cada vez mais com o entendimento de que alimentos e ingredientes alimentícios desempenham papel preponderante na redução do risco de doenças e no tratamento de condições de saúde específicas como colesterol alto, obesidade e imunidade baixa. 
Na realidade, organizações como a Organização Mundial da Saúde (WHO, na sigla em inglês) e a Aliança Global pela Melhoria da Nutrição (GAIN, idem) estão lançando programas de alcance mundial para fortificar alimentos básicos, a fim de tratar doenças e desequilíbrios de saúde causados pela desnutrição.
  • De maneira semelhante, um número crescente de fabricantes responde ao interesse do consumidor voltando-se à fortificação, especificamente combinando diferentes ingredientes para capitalizar o avanço científico, revelando como determinados componentes alimentícios podem retardar o surgimento de doenças como câncer, osteoporose e diabetes, e dar assistência a determinados grupos populacionais no que diz respeito a doenças associadas ao estilo de vida. 
Todos os dias, diversos ingredientes funcionais são usado para fortificar alimentos e bebidas, sendo o ácido linoléico conjugado um nutriente não discutido com freqüência (CLA, na sigla em inglês).
  • O CLA se refere a um grupo de oito isômeros que são similares estruturalmente ao ácido linoléico, também conhecido como ômega 6. A única diferença entre o ácido linoléico e os isômeros do CLA é a localização de suas duas duplas ligações. Pesquisas estão constatando que o CLA tem uma ampla gama de efeitos biológicos importantes. 
Estudos indicam que ele pode melhorar a imunidade, proteger contra câncer e doença cardíaca e, auxiliar na formação de músculos e promover queima de gordura. Pesquisa recente sugere que o CLA também ajuda a promover o metabolismo saudável da glicose e insulina.
  • A carne de ruminantes (boi, cordeiro e vitela) costumava conter quantidade substancial de CLA em seu tecido muscular, mas a mudança desses animais de pastagem livre (alimentação à base de capim) para currais de engorda, onde os animais ingerem principalmente grãos em confinamento, resultou em um declínio de aproximadamente 75% deste ácido nesses animais. 
Desde os anos 60, o teor de CLA nos laticínios declinou cerca de dois terços. Acredita-se que tal declínio dramático no CLA disponível (na dieta norte-americana) pode estar vinculado ao aumento nos índices de câncer, doenças cardiovasculares e obesidade. Acredita-se também que, em pessoas que se submetem a dietas, este ácido pode auxiliar a queimar a gordura corporal e a construir a musculatura.

Formas ativas:
  • As duas formas mais ativas do CLA são o isômero cis-9, trans-11 e o isômero trans-10, cis-12.
Absorção:
  • Visto que o CLA é um nutriente lipossolúvel, os suplementos com CLA serão mais bem absorvidos a partir do trato gastrointestinal se ingeridos com refeições cujos componentes tenham certo teor de gordura.
Persea spp - Abacate

Toxicidade e Precauções:
  • Visão Geral A maior parte dos estudos tem relatado que o ácido linoléico conjugado é bastante seguro. Em um estudo sobre toxicidade, as vísceras dos animais que receberam doses extremamente elevadas de CLA por 36 semanas, não exibiram nenhum sinal ou sintoma de toxicidade. 
Com base em tais resultados, os autores desse estudo sugeriram que o CLA deve ser reconhecido como uma substância segura em termos gerais (GRAS) . No entanto, estudos com seres humanos relataram que o CLA provocou aumento nos índices da peroxidação lipídica, o que motivou os pesquisadores a declarar que são urgentemente necessários outros estudos sobre o CLA. 
  • E mais, um dos estudos constatou que o CLA afeta adversamente os níveis de glicose e insulina nas pessoas com Diabetes Tipo 25.
Propriedades Medicinais:
  • As partes medicinais do abacate são a casca, frutas, folhas e sementes. O abacateiro possui propriedades digestivas, emenagogas, antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas, peitorais, estomacais, anti-helmínticas, anti-periódicas e antidiarreicas. 
A sua celulose tem propriedades afrodisíacas e emenagogas. Em diferentes partes do mundo, é indicado para a tratar anemia, cansaço, colesterol alto, hipertensão, gastrite e úlceras duodenais.
  • As folhas do abacateiro foram relatadas como antitussígenas, antidiabéticas e anti-inflamatórias. A polpa do abacate é utilizada para promover a menstruação e acelerar a supuração de feridas. A decocção de sementes pulverizadas é usada como gargarejos para dor de dente, também, uma parte da semente colocada na cavidade do dente para aliviar a dor.
O fruto do abacateiro é uma boa fonte de vitaminas A, alguns B, C E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro, contudo, é pobre em cálcio. A sua fruta tem alto valor energético, sendo que cada quilo comestível da fruta supostamente fornece uma média de 1000 calorias. 
  • O seu conteúdo mineral é considerado maior do que em qualquer outra fruta fresca. Por ser um fruto altamente calórico e gorduroso, o abacate não é indicado para pessoas que fazem regime para emagrecer ou manter o peso.
Indicações:
  • Os benefícios do abacate para a saúde incluem ajudar a melhorar o funcionamento do sistema circulatório porque contém gordura saudável, como os ômega 3 que facilita a circulação do sangue nas artérias e ajudar na formação das células do sangue prevenindo doenças como a anemia pois contém ácido fólico. 
Além disso, o abacate também ajuda a prevenir doenças como o câncer pois tem antioxidantes que são substância importantes para ajudar a proteger as células do corpo, fortalecendo o organismo.

Benefícios do abacate para a pele:
  • Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater as estrias, rugas e celulite porque esta fruta tem nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno que dá firmeza à pele. Além disso, o abacate também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e ficando a pele mais bonita e saudável.
Benefícios do abacate na musculação:
  • Os benefícios do abacate na musculação incluem ajudar na hipertrofia muscular porque esta fruta fornece energia e tem proteínas. 
Além disso, também evita a fadiga muscular porque o abacate combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento celular e facilitando o aparecimento da fadiga. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.

Benefícios do abacate na gravidez:
  • O benefício do abacate na gravidez é prevenir doenças congênitas em bebés como a espinha bífida. Durante a gravidez, é essencial o consumo de folato ou ácido fólico e o abacate é uma excelente fonte desta vitamina.
Benefícios do abacate para o cabelo:
  • Os benefícios do abacate para o cabelo envolvem aumentar a hidratação, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Assim, os benefícios do abacate para o cabelo não surgem pela ingestão, mas sim pela possibilidade de fazer uma máscara com a polpa do abacate, que permite que o cabelo fique forte e bonito.
Benefícios do abacate para emagrecer:
  • O benefício do abacate para emagrecer envolve aumentar a saciedade porque o abacate é rico em fibras que vão dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite. Porém, o abacate é muito calórico e tem muita gordura, não sendo a fruta mais indicada para dietas de emagrecimento.
Benefícios do abacate para o cérebro:
  • Os benefícios do abacate para o cérebro são principalmente melhorar a capacidade de memória pois tem omega 3 que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro para gravar informações. Além disso, o omega 3 também facilita a circulação do sangue no cérebro melhorando também a capacidade de estar atento e de aprender.
Contraindicações:
  • O abacate é rico em gorduras e pode aumentar os níveis de colesterol.

Persea spp - Abacate