sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Petroselinum sativum - Salsa

A salsa é uma planta conhecida há muitos anos, tanto como planta medicinal 
como tempero para ser utilizado na preparação de 
uma grande variedade de pratos.

  • A salsa, salsinha ou perrexil é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central (sul de Itália,Argélia e Tunísia), naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.
Dioscórides, herborista grego, nomeou o gênero Petroselinum, onde petro significa “pedra” eselinon significa “aipo”. Os gregos antigos acreditavam que a salsinha pulou do sangue de Archemorus, o Arauto da Morte e por isso guerreiros evitavam comer salsinha antes das batalhas. Já foi usada para fazer grinaldas para mortos e colocadas em suas tumbas.
  • A salsinha também era associada com Persephone, a rainha do mundo dos criminosos. Romanos usaram guirlandas de salsa durante banquetes para prevenirem a embriaguez. Já foi utilizada para adornar atletas gregos vitoriosos nos Jogos de Neméia. As sementes são plantadas tradicionalmente na sexta-feira. Durante a Idade Média, era usada como um antídoto para venenos.
É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança 10–25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm floríferos de 1–3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. 
  • No segundo ano, desenvolve um talo de flor de até 75 cm de altura com folhas esparsas e umbela de topo plano com diâmetro de 3–10 cm com várias flores verde-amareladas de diâmetro 2 mm. As sementes são ovoides, 2-3mm. A planta normalmente morre após o amadurecimento das sementes.
Da família das Umbelíferas, herbácea bienal bem ramosa, de raízes fusiformes, grossas e de cor branca. No primeiro ano, surgem somente as folhas, que têm pecíolo longo, formato triangular, são penadas e divididas em segmentos de margens detadas ou crespas. No segundo ano de desenvolvimento, surgem as inúmeras flores brancas, que se reúnem em formato de guarda-chuva. O fruto-semente é um diaquênio. 
  • O plantio é feito por semeadura, em qualquer época do ano, em local definitivo. O cultivo pode ser feito em vasos e adapta-se bem a solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos. 
Prefere climas temperados e frios. Deve ser feito em desbaste na planta quando atingir 5 centímetros de altura e a colheita começa 60 dias após a semeadura. A raiz deve ser colhida no primeiro ano e as folhas em qualquer época, cortando-se as mais desenvolvidas.

Propriedades Químicas:
  • Vitaminas: A, B, C e K; Sais minerais: cálcio, ferro; Óleo essencial: apiol e míristicina; Carotenóides; Psoraleno e compostos relativos: ficusina, bergapteno, majudina, e heraclina; Furocumarínas antimicrobiais: psoraleno, 8-metoxipsoraleno, 5-metoxipsoraleno, oxipeucedanina, e tsopimpinelina; Glicosídeos estrogênícos de flavona: 6"-acetilapina e petrosídeo.
Psoraleno é o composto "parente" em uma família de produtos naturais conhecidos como furocumarinas. É relacionado estruturalmente à cumarina pela adição de um anel furano, e pode ser considerado um derivado da umbeliferona. Psoralene ocorre naturalmente nas sementes de Psoralea corylifolia, assim como na figueira-comum, aipo, salsa e no gênero de árvores e arbustos Zanthoxylum.

O Apiol:
  • Apiol é um phtalida, também conhecido como apiol salsa, apiole ou salsa cânfora. Pode ser encontrada nos óleos essenciais de folha do aipo e todas as partes de salsa. Heinrich Christoph Link, um boticário em Leipzig, descobriu a substância em 1715 como cristais esverdeados reduzido em vapor a partir de óleo de parsley. Em 1855 Joret e Homolle descobriu que apiol era um tratamento eficaz de amenorrea ou falta de menstruação.
Na medicina tem sido utilizado, como um óleo essencial ou na forma purificada, para o tratamento de distúrbios menstruais e como abortivo. É um irritante e, em doses elevadas, pode causar danos ao fígado e rins. Os casos de morte devido a tentativa de aborto usando apiol foram relatados. 
  • Hipócrates escreveu sobre salsa como uma erva para provocar um aborto. As plantas que contêm apiol foram usados por mulheres na Idade Média para interromper a gravidez. 
Seu uso foi difundido nos EUA, muitas vezes como ergoapiol ou apergol, até que um produto adulterado altamente tóxica contendo apiol e fosfato tri-orto-cresyl (também conhecida como a adulterante adicionado ao gengibre jamaicano) foi introduzido no mercado americano. 
  • Sem carcinogenicidade foi detectado com apiol salsa ou endro apiol em camundongos. Agora que os métodos mais seguros de aborto estão disponíveis, apiol está quase esquecido.
O nome apiol é também utilizado para outros compostos estreitamente relacionados, encontrados na aneto (dillapiole, 1-alil-2,3-dimetoxi-4,5-metilenodioxibenzeno) e nas raízes de erva-doce

Propriedades medicinais:
  • A salsa é uma planta aromática cujas propriedades podem nos trazer muitos benefícios. Entre eles o de purificar os órgãos vitais, tratar e controlar a hipertensão, além de ser um poderoso antioxidante.
A salsinha ajuda no controle da hipertensão devido as suas propriedades diuréticas. O alto teor de clorofila da salsa facilita na utilização de oxigênio. O óleo volátil da salsinha auxilia no aumento da circulação na área tônico digestivo. 
  • Na Rússia, uma preparo contendo principalmente suco de salsinha é feito para estimular contrações uterinas. Na medicina alternativa, é usada como cataplasma para contusões e deslocamentos. A salsa em forma de enxaguante de cabelo ou vapor facial é usada para hidratação de pele seca.
A salsinha é considerada um afrodisíaco moderado. O suco pode aliviar dores de dente. A planta é composta de óleo essencial (apiole, myristicina, limoneno, eugenol), cumarinas, glicosídeo (apiina), flavonóides (apigenina), clorofila, proteína, betacaroteno, vitamina C, vitamina K, ferro, magnésio, histidina e cálcio. Alguns estudos indicam que a salsinha pode ajudar a prevenir o aparecimento de câncer. 
  • A espécie Petroselinum sativum faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil,
Além de ser uma erva aromática de uso bastante comum em diferentes receitas de cozinha, apreciada por chefes importantes em todo o mundo, também pode ser usada de maneira medicinal.
  • Dentre os usos medicinais podemos citar como remédio natural para purificar os rins, simplesmente porque essa planta exibe grande capacidade diurética, que acaba por estimular a função renal, facilitando a eliminação de líquido do organismo. Também é utilizada para tratar e melhorar a hipertensão e a osteoporose.
A salsa contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre.Devido a esse teor em ferro é recomendada a pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, e aquelas que apresentam fraqueza, fadiga ou cansaço físico.Pode ser consumida crua em saladas, ou tomada em forma de infusão.
  • A Salsa, é rica em cálcio e por essa razão eficaz no combate à osteoporose, seu consumo é recomendado a crianças e atletas para fortalecer os ossos, já que essas pessoas são submetidas a esforços maiores.
Outra grande propriedade da salsa é a capacidade antioxidante, é ideal e muito efetiva para limpar e rejuvenescer a pele, fortalecer unhas e cabelos, controlando e evitando a queda desse.A salsa é também antineurálgica devido a uma substancia chamada apiol, oleosa e muito utilizada para curar febres intermitentes e neuralgias.
  • É muito rica em vitamina C, o que a torna igualmente útil em tratamentos o regimes alimentícios que podem ser seguidos para prevenir o surgimento de cânceres, problemas cardíacos, cataratas e infecções. Fortalece o sistema imunológico ao aumentar as defesas

=
Petroselinum sativum - Salsa

Indicações:
  • Uma das propriedades mais importantes da salsa é o fato de atuar como diurético, ou seja, favorece a eliminação de líquidos e evita que estes se retenham no nosso organismo. É por isso que se recomenda o consumo desta erva em casos de obesidade ou sobrepeso, assim como para melhorar as doenças reumáticas e todas as relacionadas com a retenção de líquidos.
Além disso, a salsa atua como antioxidante do nosso organismo, por isso previne o envelhecimento das células e ajuda a mantê-las jovens.
  • Também se destaca a nível digestivo, uma vez que a salsa funciona como antiflatulento e carminativo, ajudando a expulsar os gases e também ajuda a promover o apetite.
Esta planta é rica em minerais como o fósforo, cálcio, ferro e enxofre e também se destaca pela seu elevado conteúdo de vitamina C. A salsa ajuda a fortalecer o nosso organismo perante os agentes externos.
  • Outra das propriedades benéficas da salsa é que fortalece o cabelo e as unhas, e também é muito adequada para combater problemas cutâneos.
Também podemos usar a salsa para combater as dores menstruais devido às suas qualidades espasmolíticas, que aliviam a dor.
  • Retenção de líquidos, celulite, insuficiência cardíaca, urina escassa, insuficiência renal, inapetência, anemia, esgotamento físico, dismenorréias. Tanto a raiz com as folhas e talinhos da salsa podem ser usados em chá diurético, estimulante, emenagogo e fortificante.
Outros usos:
  • Na culinária, a salsinha é muito utilizada em saladas, sopas, guisados, peixe, refogados e outros pratos. É uma erva muito usada em guarnições. Ajuda a refrescar a respiração depois de ingerir alho.
Contraindicações e efeitos colaterais:
Cuidados e precauções:
  • Grandes quantidades devem ser evitadas durante a gravidez, vez que a apiole é um estimulante uterino. Alguns pássaros se intoxicam com salsa, no entanto, a maioria dos outros animais se alimentam dela. Grandes quantidades de sementes devem ser evitadas.
Farmacologia: 
  • A concentração do óleo da salsa varia por toda a planta. As raízes contêm 0,1% do óleo, enquanto a folha contém aproximadamente 0,3%. A fruta contém a maior porcentagem de óleo, entre 2% a 7%; 
O apiol e a míristicina podem ser responsáveis pelo o efeito diurético suave da semente e do óleo;
  • O apiol é um agente antipirético e assim como a miristicína, é um estimulante uterino. O apiol era disponível em forma de cápsulas para o uso como um abortivo. Porém a eficácia deste composto como um uterotônico não foi comprovado, um produto russo que contém aproximadamente 85% de suco da salsa foi usado para estimular contrações uterinas durante o parto. 
Os dados a respeito da segurança e a eficácia deste produto não estão facilmente acessíveis; A atividade anticarcinogênica foi atribuída a 2 compostos diferentes, a 6-acetilapina e o petrosídeo. As atividades estrogênicas destes compostos são muito similares às isoflavonas encontradas nos grãos de soja; Psoraleno e compostos relativos que podem induzir a fotossensibilidade. Estes compostos incluem a ficusina, o bergapteno, a majudína, e a heraclina. 
  • A planta também possui diversas furocumarinas antimicrobiais: psoraleno, 8-metoxipsoraleno, 5-metoxipsoraleno, oxipeucedanina, e a isopimpinelina. A salsa também contém glicosídeos esírogênicos de flavona, o 6"-acetilapina e o petrosídeo; As furocuma-rinas extraídas de 4 variedades de folhas de salsa frescas e liofilizadas inibiram a Escherichia coli 0157:H7, Lisíeria monocytogenes, Erwinía carotovora e L. ínnocua; A miristicina, um composto encontrado no óleo da salsa, é sugerido ser parcialmente responsável pelo o efeito alucinógeno da noz-moscada..
Não se sabe se o óleo da salsa também induz a alucinação, mas a prática de fu-mar a salsa como um substituto da Cannabis era bem conhecido durante os anos 60. A salsa pode ter sido fumada para produzir um efeito eufórico ou como um veículo para drogas mais potentes tal como a fenciclidina; 
  • Os ratos que usaram um extraio aquoso da semente da salsa no lugar da água eliminaram um volume mais elevado de urina comparado com os controles. Uma técnica de perfusão in situação do rim também encontrou o mesmo resultado. Pesquisas sugerem que o efeito diurético da salsa é através de inibição da bomba de Na+K+; 
O efeito laxativo do extrato da semente da salsa também é atribuído à inibição da bomba de sódio e da bomba de Na+K+; Um extrato metanólico das partes aéreas da salsa mostrou uma atividade estrogênica potente na linhagem celular MCF-7 de câncer da mama; 
  • Os extratos da salsa mostraram uma pequena atividade antibacteriana e antifungal quando testados in vitro, porém não se sabe se esta atividade é também é observada in vivo; Como alimento, a salsa é (uma) excelente fonte natural de vitaminas e minerai, que incluem: cálcio, ferro, caroteno, ácido ascórbico, e vitamina A.
A Salsa da praia:
  • A Salsa da praia é encontrada em toda costa ao longo do Oceano Atlântico, e tem uma importante função na fixação e preservação das dunas. Suas raízes, principal e secundárias, penetram no solo com maior profundidade do que a maioria das outras espécies. Seu caule bastante flexível lembra um cipó, e pode atingir mais de 10 m de comprimento.

Petroselinum sativum - Salsa