quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Portulaca pilosa - Amor Crescido

Portulaca pilosa - Amor-crescido

  • O amor-crescido (Portulaca pilosa) é uma planta medicinal também conhecida como portulaca e pink purslane (inglês). Pertence a família das Beldroegas (Portulacaceae).
A família Portulacaceae inclui cerca de 30 gêneros e 500 espécies, que se distribuem principalmente no Oeste da América do Norte, América do Sul e África, com alguns poucos representantes na Europa e Ásia. Os gêneros mais representativos são: Portulaca L. com cerca de 100 espécies, Calandrinia Kunth com cerca de 150 espécies e Talinum Adans com mais de 50 espécies (CAROLIN,1993). Essa família tem distribuição cosmopolita, sendo ocorrentes no Brasil, aproximadamente, 30 espécies, pertencentes aos gêneros Portulaca e Talinum (SOUZA e LORENZI, 2005). 
  • A Portulaca pilosa L é uma planta herbácea com folhas carnosas e flores vermelhas em cachos terminais, sendo comum nas Américas. Como uso popular, a infusão das folhas, em descanso noturno, é hepato-protetor, antidiarréico e diurético, ao passo que as folhas contusas, em emplastro, servem para queimaduras, erisipelas e ferimentos (MENDES et al. 2011). Estudos com o extrato hidroalcoólico de P. pilosa verificaram que essa espécie possui efeitos renais, aumentando a excreção de íons potássio, mas não apresenta ação diurética ou mudança na excreção de sódio como acreditado popularmente (ROCHA et al. 1994).
A atividade de inibição de tirosinase de cogumelo in vitro pode tornar a espécie passível de ser utilizada no tratamento de melanomas, se essa atividade for confirmada em testes que utilizem melanócitos humanos (BAURIN et al. 2002).Segundo DI STASI e HURAMA-LIMA, (2002), a planta possui potencialidade de ser importante antibiótico de largo espectro. 
  • O Brasil é um dos países privilegiados em questões de remédios naturais, sua flora é composta por diversas plantas que servem como remédios para tratamentos das mais diversas doenças. As plantas medicinais podem ser consumidas em forma de chás, cápsulas ou naturais. A amor-crescido é uma planta medicinal de uso comum para o brasileiro. 
A Portulaca pilosa ou amor-crescido serve como um remédio natural para diminuir a febre e também serve como analgésico natural. Alguns estudos apontam que a amor-crescido também é eficaz contra a queda de cabelo. Quando misturada com outras ervas essa planta também é um ótimo diurético. 
  • A amor-crescido possui flores roxas ou vermelhas, de até 8 mm de comprimento e possui uma variedade de 40 espécies diferentes que podem ser encontradas, principalmente, nas regiões tropicais e subtropicais. Na região das Américas a amor-crescido pode ser encontrada nos Estados Unidos, México, Antilhas, Caribe e na América do Sul, até o sul do Brasil.
A amor-crescido possui vitaminas A, B1, B2 e C. Essa planta também possui propriedades abortivas, por isso existe um risco ao consumi-las sem as devidas recomendações médicas. É preciso lembrar que não devemos consumir remédios, mesmo que naturais, sem receita ou sem conselho médico. O risco que os remédios apresentam podem reações alérgicas e outras reações adversas. 
  • O gênero Portulaca compreende cerca de 40 espécies distribuídas principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. Nas Américas, a Portulaca pilosa pode ser encontrada nos Estados Unidos, México, Antilhas, Caribe e na América do Sul, até o sul do Brasil. O amor-crescido possui flores roxas ou vermelhas (ocasionalmente amarelo) e suas pétalas tem entre 3 e 8 mm de comprimento. As flores são suportadas individualmente ou em grupos de até seis nas pontas dos ramos. As frutas são mais ou menos globulares com até 7 mm de comprimento. As sementes são em forma de rim, com uma superfície verrugosa. A espécie Portulaca pilosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
Propriedades Químicas:
  • O surgimento e a disseminação de micro-organismos resistentes aos antimicrobianos disponíveis no mercado têm sido relatados há décadas, incentivando a busca de novas fontes de substâncias com atividades antimicrobianas, como as plantas utilizadas na medicina tradicional. O conhecimento e a pesquisa dos benefícios das espécies vegetais foram realizados por várias civilizações em todos os continentes. Embora de modo empírico ou intuitivo, baseando-se em descobertas ao acaso, as sociedades antigas utilizavam as plantas para fins terapêuticos e, mais tarde, elas serviram de base para a Botânica, Química e Medicina. Observa-se, atualmente, uma tendência de retorno à fitoterapia, atitude recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O referido órgão apoiou o estudo e o uso de plantas medicinais regionais como forma de baixar os custos dos programas de saúde púbica, principalmente nos países subdesenvolvidos ou ainda em desenvolvimento, como o Brasil (Martins, 1995).
Os trabalhos de pesquisa através de espécies vegetais com propriedades terapêuticas originam medicamentos em menor tempo, de custo inferior e, consequentemente, mais acessíveis à população, que, em sua maioria, encontra-se sem quaisquer condições financeiras de arcar com os custos elevados da aquisição de medicamentos que possam ser utilizados como parte de atendimento das necessidades primárias de saúde (Furlam, 1998).
  • No Brasil, encontram-se cerca de 20% das 250 mil espécies medicinais catalogadas pela United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (UNESCO), facilitando o aproveitamento do potencial curativo dos vegetais para o tratamento de doenças no país (Drumond et al., 2004). O ecossistema amazônico, detentor de uma das regiões de maior biodiversidade do planeta, apresenta inúmeras espécies vegetais com propriedades medicinais relatadas e outras em que seus efeitos terapêuticos são desconhecidos. Dentre as utilizadas popularmente na medicina popular, destacam-se a erva-de-jabuti (Peperomia pellucida (L.) H.B.K.), também conhecida como língua-de-sapo, e o amor-crescido (Portulaca pilosa L.) (Pimentel, 1994).
A família Piperaceae, descrita por Paul Dietrich Giseke, compreende, aproximadamente, três mil espécies distribuídas em oito gêneros, dentre os quais se destacam os gêneros Piper, Peperomia e Pothomorphe. Geralmente, as plantas desses gêneros são arbustos, lianas, epífitas, ervas e pequenas árvores. A família é muito importante como fonte de substâncias, pois apresenta atividade farmacológica. Pela ampla ocorrência e abundância no Brasil, várias espécies dessa família foram referidas como medicinais (Mabberley, 1997). A P. pellucida é utilizada popularmente em casos de hemorragia, como curativo para feridas, dores abdominais, abscessos, acne, furúnculos, cólicas, problemas renais, hipertensão e colesterol. (Arrigoni-Blank et al., 2004; Barbosa et al., 2009).
  • O composto isolado de P. pellucida, com atividade antibacteriana, apresenta cristais incolores na forma de agulhas e fórmula molecular C42N23OH (Bojo et al., 1994). Estudos demonstraram que o extrato hidroalcoólico de P. pellucida apresentou atividades diurética (Santos et al., 2007), hipotensora (Siqueira, 1997), antibacteriana,analgésica e antiedematogênica (Aziba et al., 2001; Kham & Omiloso, 2002; Arrigoni-Blank et al., 2004).
A Portulaca pilosa L. é uma planta herbácea com folhas carnosas e flores vermelhas em cachos terminais, sendo comum nas Américas. Como uso popular, a infusão das folhas, em descanso noturno, é hepato-protetor, antidiarreico e diurético, ao passo que as folhas contusas, em emplastro, servem para queimaduras, erisipelas e ferimentos. Possui a ação inibidora sobre a tirosinase (Baurin et al., 2002) e provoca aumento da excreção de K+ na urina de ratos sem aumento da diurese (Rocha et al., 1994). Segundo Di Stasi & Hurama-Lima (2002), a planta possui potencialidade de ser importante antibiótico de largo espectro.
  • A abordagem fitoquímica revelou a presença de açúcares redutores, fenóis e taninos, esteroides e triterpenoides, glicosídios cardíacos e carotenoides no EES de P. pilosa. A presença de proteínas e aminoácidos, fenóis e taninos, flavonoides, esteroides e triterpenoides, azulenos, carotenoides, depsídios e depsidonas no EES de P. pellucida também foi verificada.
Na verificação preliminar da atividade antimicrobiana do extrato de P. pilosa, observou-se atividade antibacteriana apenas contra P. aeruginosa. Já o EES de P. pellucida apresentou atividade antibacteriana contra S. aureus e P. aeruginosa.
  • O extrato de P. pilosa frente ao P. aeruginosa apresentou halo de 25 mm de diâmetro na concentração de 500 µg/mL e 20 mm na concentração de 250 µg/mL, que foram testadas no método de difusão em ágar. O extrato de P. pellucida apresentou, frente a P. aeruginosa,o halo de 9mm e, frente a S. aureus, o de 11mm, ambos na concentração de 62,5 mg/mL.
A determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) pelo método de micro diluição em caldo mostrou que o extrato etanólico bruto de P. pellucida frente a S. aureus e P. aeruginosa teve uma CIM de 62,5 mg/mL. P. pilosa apresentou CIM igual a 250µg/mL frente a P. aeruginosa.

O Carotenoide:
  • Carotenoide é qualquer substância química de um grupo de substâncias tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos amplamente difundidos na natureza. Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, ser lipossolúveis, encontradiças em vegetais e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.
Os mais de 900 tipos de carotenoides conhecidos são divididos em dois grupos: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados, que dão cor à cenoura, por exemplo; são puramente hidrocarbonetos e não contêm oxigênio. Já as xantofilas podem variar de amarelo a marrom-avermelhado e contêm oxigênio.
  • Os carotenoides atuam como pigmento nas plantas e nos animais. Os carotenoides são o segundo dentre os pigmentos mais importantes para a fotossíntese. Estas moléculas protegem a clorofila do excesso da luz. Entretanto, os carotenoides podem ser incapazes de lidar com excitação excessiva do fotossistema II, o que permitiria que o oxigênio singleto cause dano no complexo PSII. Encontram-se, também, em outros organismos fotossintéticos, como algas, alguns tipos de fungos e algumas bactérias.
Os carotenoides são importantes na alimentação humana. Quatro tipos de de carotenoides beta-caroteno, alfa-caroteno, gama-caroteno e beta-criptoxantina são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atua diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina. Outros carotenoides podem ser poderosos antioxidantes, especialmente a astaxantina, encontrada em algas.

Molécula de Betacaroteno

Propriedades medicinais:

Diurético, hepato-protetor.
  • O amor-crescido tem sido utilizada no Brasil como um remédio tradicional para diminuir a febre e possuir função analgésica. Estudos apontam que os extratos de amor-crescido apresentam efeitos renais e confirmam a crença popular do seu efeito diurético. É utilizada também em preparados e infusões contra queda de cabelo. A infusão de seus folhas também é aplicada em afecções e queimaduras de pele. Misturada com outras ervas, a decocção do amor-crescido é indicada como um diurético e hepato-protetor.
O amor-crescido é comumente usado na medicina popular para tratar doenças gastrointestinais, como diurético, além de possuir função analgésica, abortiva e servir para aliviar febres. Estudos têm mostrado que os extratos da planta têm efeitos renais. Também tem sido observado que, em ratos, que tais extratos podem causar um aumento na excreção de potássio, sem que haja uma alteração concomitante da diurese de água ou excreção de sódio¹.
  • O amor-crescido possui mucilagem, vitaminas A, B1, B2 e C. As suas partes usadas são as folhas através de um chá com efeito hepato-protetor e anti-diarreico e diurético, além de ter ação inibidora da tirosinase e aumenta a excreção de potássio na urina sem aumento da diurese.
No Brasil espécies de Portulaca pilosa também têm sido usadas como um remédio tradicional para causar a diurese, antipirese e analgesia. Estudos têm mostrado que os seus extratos têm efeitos renais. Também tem sido observado em ratos que tais extratos causam um aumento na excreção de potássio, sem uma alteração concomitante da diurese de água ou a excreção de sódio. Os estudos mostram que esta espécie também inibe a tirosinase em cogumelos in vitro.As folhas são utilizadas na forma de xampu para lavar e dar brilho aos cabelos.
  • A planta é bastante popular em Belém, capital do Estado do Pará (Brasil), sobretudo no tradicional mercado central Ver-o-Peso que concentra inúmeros pontos de venda de plantas medicinais e aromáticas, ervas frescas e receitas de poções, xaropes e preparados contra vários tipos de afecção. O amor-crescido é das plantas mais procuradas neste mercado por ser difícil cultivá-la nos quintais.
Indicações: 

  • Diarreia, erisipela, ferimento, queimadura.
Contraindicações:

  • Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Portulaca pilosa - Amor-crescido