quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Psidium guajava - Goiaba

Psidium guajava - Goiaba

  • Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas e no sudeste da Ásia.A palavra "goiaba" originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba.A Organização Mundial da Saúde refere que 65 a 80% da população mundial buscam nas plantas fins terapêuticos, seja por motivo de pobreza ou precariedade no sistema de saúde (Calixto, 2000). 
Nesse sentido, o Brasil tem enorme biodiversidade, possuindo uma das mais ricas floras do mundo e os poucos estudos existentes deste material justificam a busca de maior desenvolvimento nesta área. Uma vez que a biodiversidade brasileira não é totalmente estudada, milhões de espécies distintas de vegetais, microrganismos ou animais podem ser pesquisados (Guerra & Nodari, 2001). No decorrer do tempo, o homem veio descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal e cosmético estando, atualmente, entre os maiores agentes terapêuticos obtidos da natureza.
  • A formulação para obtenção de cosméticos naturais significa dar a preferência, sempre que possível, aos derivados vegetais, evitando a sua substituição por substâncias sintéticas. Portanto, é extremamente importante realizar um balanceamento lógico e coerente entre as matérias-primas sintéticas e naturais, maximizando a ação farmacológica, a fim de alcançar melhores efeitos (Rodrigues, 2001; Pietro et al., 2006). Rocha Filho (2000) refere o uso de licopeno, representante dos carotenoides, em formulações cosméticas, devido às propriedades curativas e de prevenção relativas a metais pesados e atividades antioxidantes e anti-radicais livres. Atualmente, os consumidores buscam por produtos que apresentam elevada qualidade, os quais minimizam os fenômenos de oxidação durante as fases de processamento e armazenagem dos produtos. Além dos conjuntos de processos que objetivam eliminar e minimizar a atividade oxidante, buscam-se matérias-primas que apresentem características antioxidantes (Chorilli et al., 2007; Vicentino & Menezes, 2007). 
P. guajava (L.) (Myrtaceae), conhecida como "goiabeira", é um arbusto ou árvore esgalhada, podendo atingir 8 m de altura, sendo encontrada do México até São Paulo. Comumente conhecida como guayabo na Espanha eguava nos Estados Unidos, é freqüentemente cultivada como um alimento por ser uma fruta agradável, que também é utilizada na produção de geléias (Lozoya et al., 2002), sorvetes, sucos, vinhos, queijos e outros. A fruta é uma baga, que consiste em um pericarpo e uma polpa com numerosas pequenas sementes (Escrig et al., 2001). Existem dois tipos mais comuns, a vermelha e a branca, sendo a vermelha mais saborosa e nutritiva. Pode ser cultivada a partir das sementes. Possui quantidade regular de ácidos, açúcares, e pectinas. Seus principais constituintes são taninos, flavonóides, óleos essenciais, álcoois sesquiterpenoides e ácidos triterpenóides. As partes utilizadas da planta são a casca, brotos, folhas e raízes. Possui atividade antimicrobiana, antimutagênica e atividade hipoglicêmica, dentre outras (Corrêa, 1926; Gondim et al., 2006; Amaral et al., 2006). Na medicina popular é utilizada para cólicas, colite, diarréia, disenteria e dor de barriga (Vendruscolo et al., 2005; Tôrres et al., 2005; Oliveira et al., 2007; Agra et al., 2007).
  • Na Índia, as folhas novas são usadas como antitussígeno. Na China utilizavam suas folhas como antiinflamatório e agente hemostático. A decocção destes farmacógenos é usada para o tratamento de cólera e para reduzir vômitos e diarréia. Os chás das folhas são úteis contra diarréia, além de terem propriedades antiespasmódicas (Lin et al., 2002). É utilizada como anti-séptico bucal e intestinal, útil no tratamento das inflamações da boca e da garganta quando usado no bochecho e gargarejo (Alves et al., 2006). Recentemente, a capacidade de atividade antioxidante de quercetina glicosídica, principal constituinte da folha do extrato metanólico, tem atraído a atenção de pesquisadores para aplicação destes produtos na área da farmacologia. Além disso, a atividade antioxidante dos compostos polifenólicos tem sido estudada indicando que a goiaba pode ser um tipo natural de antioxidante (Escrig et al., 2001). 
O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície irregular, de cerca de oito centímetros de diâmetro. Em seu interior, há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. As quatro sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba.
  • Existem inúmeras variedades, as duas mais comuns são a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido, e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado. Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.Elas são postas quando estão dentro do ovo. A mosca que é conhecida como "mosca das frutas " coloca o seu ovo em cima da goiaba e a larva vai entrando e danificando o fruto. As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geleias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a trezentos miligramas de vitamina por cem gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão). 
A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez deste último. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.
  • Sementes de goiaba armazenadas com sementes de outras plantas como feijão, abóbora e milho foram encontradas em sítios arqueológicos no Peru datados de milhares de anos. A espécie Psidium guajava faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Propriedades Químicas:
  • Em etnofarmacologia é usada para diarreias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia. 
As folhas têm óleo volátil rico em sesquiterpeno, entre eles o bisaboleno, além do dietoximetano e dietoxetano que dão o aroma dos frutos. O principal componente do óleo das sementes é o ácido linolêico.
  • O extrato aquoso do "olho" (broto) da goiabeira tem intensa atividade contra salmonela, serratia e staphylococcus, grandes responsáveis pela diarréias de origem microbiana. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha, e mais fraca nas folhas adultas e casca.
Caracterização fitoquímica:
  • Do total de extrato liofilizado obtido, 50 g foram submetidos ao fracionamento com solventes de polaridade crescente: diclorometano (FD), acetato de etila (FA) e n-butanol (EB), para o fornecimento das frações EE-FD, EE-FE e EE-EB, respectivamente. A fração final foi denominada EE-FF. Após o fracionamento, os solventes utilizados foram evaporados para que o resíduo obtido fosse ressuspendido em solução indicada para possibilitar a realização dos ensaios.
Vários sistemas de eluentes foram testados para que a melhor fase móvel fosse utilizada para o extrato etanólico da goiaba. Assim, para a eluição do extrato diclorometano foi utilizado hexano: acetato de etila (8,0:2,0 e 6,0:4,0). Para a eluição do extrato acetato de etila foi utilizado hexano: acetato de etila, 1:1, v/v. Por fim, para a eluição do extrato butanólico foi utilizado clorofórmio: etanol, (8,0:2,0; 7,5:2,5 e 6,5:3,5, v/v). Os reveladores utilizados foram o anisaldeído, o β-caroteno e o NP/polietilenoglicol (NP/PEG).
  • Uma amostra do extrato de P. guajava foi ressupendida em etanol e aplicada sobre a placa cromatográfica. A cromatografia foi desenvolvida em duas fases móveis, clorofórmio: metanol: n-propanol: água (5,0:6,0:1,0:4,0, v/v/v/v) e clorofórmio:metanol (7,5:2,5, v/v). Utilizou-se como revelador NP/PEG para a primeira fase e para a segunda, β-caroteno e como marcadores, a rutina e quercetina.
Uma amostra de 3 g do extrato de P. guajava foi solubilizada em 60 mL de água destilada, e colocada em funil de separação para realizar o fracionamento com acetato de etila. A cromatografia foi desenvolvida em duas fases móveis, acetato de etila: ácido fórmico:água (90 : 5 : 5, v/v/v) e clorofórmio:metanol: n-propanol:água (5 : 6 : 1 : 4, v/v/v/v). Utilizaram como agentes reveladores solução de cloreto férrico a 1% em metanol e anisaldeído com traços de ácido sulfúrico; como marcador utilizou-se a epicatequina.

Sulfato de dimetilo


Propriedades medicinais:
  • A goiaba (Psidium guajava) é a fruta da goiabeira, sendo uma planta medicinal também conhecida como guava, goiabeiro, guave, guayaba (espanhol), dentre outros nomes populares. Pertence a família Myrtaceae. 
Na casca, fruta e folha da goiaba se concentram as propriedades da planta, que possui uma longa história de usos medicinais. Os índios Tikuna usam tradicionalmente a decocção das folhas e das cascas da goiaba para curar diarreia e disenteria, inclusive, a Farmacopeia da Holanda considera as folhas da goiabeira indicadas para o tratamento da diarreia. Os indígenas também usam para dor de garganta, vômitos, problemas de estômago, vertigem e para ajudar a regularizar períodos menstruais.
  • As folhas de goiaba são mastigadas para aliviar o mau hálito e estancar sangramentos na gengiva. O extrato de folhas é usado também como uma ducha para candidíase. As folhas são esmagadas e aplicadas em feridas e contusões. É dito que as folhas de goiaba mastigadas antes de iniciar o consumo de bebidas alcoólicas previnem o aparecimento de ressacas. A decocção da casca ou folhas ou infusão da flor é usada topicamente para úlceras e feridas na pele. As flores esmagadas são aplicadas em inchaços nos olhos, lesões oculares e conjuntivite. A goiaba é amplamente utilizada na medicina popular como um antisséptico natural, inclusive quando interage com outros antissépticos sintéticos e concentrados, potencializa os efeitos em função de suas propriedades hipoalergênicas (diminui as possibilidades da incidência de alergias). 
O uso da goiaba para o tratamento da gastroenterite, diarreia e outros disturbios digestivos tem sido validado em numerosos estudos. Ensaios clínicos em humanos que o extrato vegetal da goiaba é eficaz no tratamento de diarreia em adultos. Os extratos de folhas de goiaba e suco da fruta também tem sido estudado clinicamente para a diarreia infantil. Em um estudo clínico com 62 crianças com enterite por rotavírus infantil, a taxa de recuperação foi de três dias em 87,1% das crianças que foram controlados com a goiaba, cessando em um efeito mais curto do que nos pacientes que apenas foram feitos controles.
  • Em um estudo de 2003, pesquisadores brasileiros relataram que extratos de folhas de goiaba têm numerosos efeitos sobre o sistema cardiovascular que pode ser útil no tratamento da arritmia cardíaca. Outras pesquisas anteriores já indicavam que a folha possui propriedades antioxidantes benéficas para o coração, melhorando a função miocárdica. 
A goiaba é rica em taninos, fenóis, triterpenos, flavonoides, óleos essenciais, saponinas, carotenoides, lectinas, vitaminas, fibras e ácidos graxos. A fruta é rica em vitamina C e uma boa fonte de pectina – uma fibra dietética. As folhas de goiaba são ricas em flavonoides, principalmente a quercetina, sendo que grande parte da atividade terapêutica da goiaba é atribuída a estes flavonoides, que têm demonstrado atividade antibacteriana. Acredita-se que a quercetina contribui para o efeito antidiarreico da goiaba, sendo capaz de relaxar o músculo liso intestinal e inibir as contrações intestinais. Além disso, outros flavonoides e triterpenos presentes nas folhas de goiabeira mostraram atividade antiespasmódica.
  • A goiaba também possui propriedades antioxidantes atribuídas aos polifenóis encontrados nas folhas. Os carotenoides se convertem em vitamina A e tem efeito antioxidante dentro das célula. 100g de polpa de goiaba corresponde há cerca de 8% da necessidade diária de vitamina A. A goiaba também contém vitaminas do grupo B, exceto B12. Também estão presentes a vitamina E, assim como cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Seu mineral mais abundante é o potássio. 
O uso da goiaba para emagrecer: 
Reduzir calorias e diminuir os níveis de açúcar no sangue:
  • Em dois estudos randomizados em humanos, o consumo de frutos de goiaba por 12 semanas, além de reduzir a pressão arterial, também diminuiu os níveis de colesterol total em 9%, diminuição de triglicérides em quase 8%, além de aumentar a taxa de colesterol HDL (considerado “colesterol bom”) em 8%. Os efeitos foram atribuídos ao alto teor de potássio e fibras solúveis da fruta. O grande porém é que, neste estudo, o consumo diário de goiabas durante 12 semanas era muito alto, por isso os resultados foram tão satisfatórios. O suco de fruta de goiaba tem sido recomendado para diminuir os níveis de açúcar em diabéticos. Na culinária, a goiaba é utilizada como ingrediente principal em geleias, bolos, doces e outros preparos. 
Indicações:
Benefícios da Goiaba para Imunidade: 
  • A Goiaba é uma excelente fonte de vitamina C e Antioxidantes. Ela contém 228 mg de Vitamina C, que é igual a 338% da necessária diária ou seja 3x mais do que o necessário. Com o aumento da função do sistema imunológico, seu corpo irpa se proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções. 
Propriedade anti-tumoral:
  • Goiaba contém elevada quantidade de licopeno (5.204 microgramas), que é um fitonutrientes conhecido como carotenoides. O licopeno tem uma propriedade anti-tumoral que protege contra os radicais livres, uma vez que luta ativamente para neutralizá-lo. Portanto, comer goiaba vai ajudar a combater o câncer de próstata. 
 Câncer: 
  • A Goiaba é uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. Goiaba contém grande quantidade de vitamina C, que protege contra os radicais livres do oxigênio. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo que danificam o DNA das células que o transforma em uma célula cancerosa. os antioxidantes neutralizam esses radicais livres e age como um escudo que proteger o DNA dos radicais livres. Também contém uma quantidade elevada de licopeno, que têm propriedades anti-tumor. Como sabemos a principal causa de câncer é radicais livres e danos causados ao DNA das células e o licopeno impede o crescimento do tumor. Assim, com estes dois os nutriente da goiaba torna-se alimentos mais saudáveis para prevenir o câncer de próstata. A goiaba é eficaz para proteger da cólon, mama, boca, pele, estômago, cavidade oral e câncer de pulmão. 
Pressão arterial: 
  • Goiaba contém boa quantidade de potássio. O potássio é necessário para manter o nível de sódio baixo e ainda mantem os nível de fluido bons ou seja, para um equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a manter a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco. 
Produção de sangue: 
  • Goiaba contém vitaminas como a vitamina E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, a goiaba aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro. 
Cancro do cólon: 
  • Goiaba contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e de proteger contra o cancro do cólon. 
Envelhecimento: 
  • O envelhecimento é o problema mais comum em nossa vida agitada. Envelhecimento é causada principalmente ao fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação UV e fumaça o processo de envelhecimento tem sido estimulada mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é os radical livre produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo causado pela alta poluição. Mas os antioxidantes destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi encontrado que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito positivo no retardamento do envelhecimento natural. Assim goiaba prova melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento.
Diabetes: 
  • Goiaba contém boa quantidade de fibras alimentares. Verifica-se de comer alimentos ricos em fibras para reduzir picos de açúcar no diabetes paciente. 
Contraindicações:
  • O consumo excessivo de goiabas não é indicado para pessoas com aparelho digestivo frágil ou com problemas intestinais.
Outros usos:
  • Essa fruta é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. 
O cultivo da goiaba:
  • A goiabeira é uma árvore de sombra comum no Brasil. Algumas árvores chegam há mais de 20 metros de altura. O tamanho das goiabeiras pode variar mais de 10 metros, de acordo com sua variedade, assim como o tamanho dos frutos. É cultivada em vários trópicos do mundo, vez que pode sobreviver há uma variedade solos, se reproduz facilmente e frutifica de forma relativamente rápida. Os frutos contêm numerosas sementes que podem produzir uma árvore frutífera em cerca de quatro anos. Nas florestas e matas, as goiabas são muito apreciadas por pássaros e macacos, que dispersam sementes de goiaba em suas fezes e ajudam a propagar a espécie.
Produção irrigada da goiaba é nova opção para agricultura familiar