sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dúbnio - (Db)

O Dúbnio é um Elemento Altamente Radioativo

  • O Dúbnio é um elemento químico artificial , de símbolo químico Db, número atômico 105 (105 prótons e 105 elétrons), do grupo 5 (VB) da Classificação Periódica dos Elementos, com massa atômica [262] u. Provavelmente é um sólido na temperatura ambiente. Não encontrado na crosta terrestre, e sem aplicação conhecida. 
É um elemento sintético, altamente radiativo , cujo isótopo mais estável é o Db-268 com uma meia-vida de 16 horas. Tem uma elevada estabilidade comparada com a dos seus elementos vizinhos da tabela periódica.

História:
  • O Dúbnio (em homenagem a Dubna, Rússia) foi sintetizado pela primeira vez por uma equipe de pesquisadores soviéticos no Joint Instituto de Pesquisa Nuclear, em Dubna (Rússia), em 1967. A descoberta foi anunciada por G. N. Flerov descrevendo a obtenção dos isótopos Db-260 e Db-261. Estes isótopos foram obtidos através do bombardeamento de Am-245 com Ne-22. 
Em abril de 1970, pesquisadores Estado-Unidenses liderados por Albert Ghiorso trabalhando na Universidade da Califórnia, Berkeley, identificaram positivamente o elemento 105. Através de um acelerador de partículas (Acelerador Linear de Íons Pesados) bombardearam ( 84 MeV ) o Califórnio-249 com N-15 obtendo o isótopo Db-260 com uma meia-vida de 1,6 segundos.

Nomenclatura:
  • Os cientistas de Berkeley deram a este elemento o nome de "hahnium" (em português, Hálmio ou Hâhnio) (símbolo Ha) em homenagem ao cientista alemão Otto Hahn, adotado de imediato pelos cientistas Norte-Americanos e Europeus Ocidentais. Como consequência do protesto dos Russos, a IUPAC adotou provisoriamente o nome "unnilpentium" ( símbolo Unp ). 
Em 1970, a comissão da CNIC (Committee en Nomenclature of Inorganic Chemistry), para resolver a questão, adotou internacionalmente o nome "Dubnium" ( símbolo Db ) em homenagem à cidade Russa de Dubna, onde está localizado o Joint Institute for Nuclear Research.

Compostos:
  • O dúbnio é um elemento com tempo de desintegração radioativa curto demais para que sejam isolados e purificados seus compostos em quantidades apreciáveis. Sabe-se, entretanto, que o Db apresenta estado de oxidação +5.

Os perigos da Radioatividade