sexta-feira, 29 de maio de 2015

Seabórgio - (Sg)

Os radiofármacos são emissores de radiação e altamente utilizados em exames
de diagnóstico por imagem.

  • O seabórgio ( em homenagem a Glenn T. Seaborg ) ou Eka-Tungstênio (comportamento químico provavelmente semelhante ao tungstênio ) é um elemento químico sintético , símbolo Sg , número atômico 106 ( 106 prótons e 106 elétrons ) com massa atômica 266 u. É um metal de transição pertencente ao grupo 6 da classificação periódica dos elementos.
É um elemento radioativo, transurânico, provavelmente metálico , sólido de aspecto prateado. O elemento foi sintetizado, em 1974, por uma equipe soviética em Dubna, e por uma equipe norte-americana em Berkeley. 
  • O isótopo mais estável é o 266 Sg com uma meia-vida de 21 segundos. Nenhum uso é conhecido fora do âmbito da pesquisa.


História:
  • O elemento 106 foi descoberto simultaneamente em dois laboratórios. Em junho de 1974, uma equipe soviética liderada por G. N. Flerov no "Joint Institute for Nuclear Research" em Dubna relatou a produção do isótopo de seabórgio com massa 259 (meia-vida de 0.48 segundos) bombardeando isótopos de chumbo com íons Cr-54. 
Em setembro de 1974 , uma equipe norte-americana liderada por Albert Ghiorso no "Lawrence Radiation Laboratory" da Universidade da Califórnia, Berkeley, relatou a criação de um isótopo de massa 263 ( meia-vida de 1 segundo ) bombardeando isótopos de Cf-249 com íons de O-18.
  • Os americanos sugeriram para o elemento o nome "seabórgio", em homenagem ao químico e físico norte-americano Glenn T. Seaborg. Criou-se uma controvérsia porque o homenageado ainda era vivo. A IUPAC resolveu adotar o nome temporário "unnilhexium" (símbolo Unh).
Um comitê internacional decidiu, em 1992 , que os laboratórios de Berkely e Dubna levariam o crédito da descoberta.
  • Em 1994 a IUPAC recomendou para o elemento 106 o nome Ruterfórdio adotando a regra que nenhum elemento pode ser nomeado em homenagem a uma pessoa viva. 
Esta regra foi ferozmente criticada pela "American Chemical Society", alegando que um precedente já tinha ocorrido quando foi nomeado um elemento de einstênio em homenagem a Albert Einstein enquanto vivo. Em 1997, como parte de um acordo que envolveu os elementos 104 e 108, o nome "seabórgio", símbolo "Sg" foi reconhecido internacionalmente.

Isótopos:
  • 11 isótopos de seabórgio são conhecidos, sendo o de mais longa vida o isótopo 269Sg , cujo modo de decaimento ocorre através de emissão alfa e fissão espontânea. Apresenta uma meia-vida de 22 segundos. 
O de vida mais curta é o isótopo 258Sg com decaimento alfa e fissão espontânea. A meia vida deste isótopo é de apenas 2.9 milissegundos.

Compostos:
  • Pouco se sabe sobre a química do Seabórguio, mas sabe-se que ele apresenta nox +6.

O sensato é adequar a produção de radiofármacos às normas de fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS)