sábado, 4 de julho de 2015

Actínio - (Ac)

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, responsável pela produção da maioria dos radiofármacos utilizados no país, regularizou o fornecimento de radioisótopos usados como matéria-prima na medicina nuclear. (06/2015)

  • O actínio (do grego "aktínos", raio luminoso) é um elemento químico de símbolo Ac , de número atômico 89 (89 prótons e 89 elétrons) com massa atômica 227,0 u. À temperatura ambiente, o actínio encontra-se no estado sólido. É uma das terras raras e dá nome a um grupo de metais de transição interna denominados actinídeos. 
Pertence ao grupo 3 da classificação periódica dos elementos. Foi descoberto em 1899 pelo francês André-Louis Debierne. Tem como principais aplicações em radioterapia e como fonte de nêutrons.

Características principais:

É um elemento metálico, radioativo de aspecto prateado. Devido a sua intensa radioatividade brilha na escuridão com uma luz azulada. O isótopo Ac—227, que é encontrado em quantidades traços, em minerais de urânio, é um emissor de partículas alfa e partículas beta com um período de semi-desintegração de 21,773 anos. Uma tonelada de mineral de urânio contém cerca de 0,1 gramas de actínio. Seu comportamento químico é muito similar aos demais terras raras, particularmente ao lantânio.


Aplicações:
  • Sua radioatividade é da ordem de 150 vezes a do rádio, tornando-se útil como fonte de nêutrons. Além disso. não tem aplicações industriais significativas. O Ac-225 é empregado em medicina na produção de Bi-213 para radioterapia.
História:
  • O actínio (do grego "ακτις", "ακτινoς", raio luminoso), foi descoberto em 1899 pelo químico francês André-Louis Debierne que o obteve da pechblenda. Em 1902 foi descoberto, de forma independente, por Friedrich Otto Giesel.
Abundância e obtenção:
  • São encontrados traços de actínio(Ac-227) em minerais de urânio, porém são obtidos em pequenas quantidades (na ordem de miligramas) bombardeando o rádio-226 com nêutrons em reatores nucleares. O metal é obtido mediante a redução do fluoreto de actínio com vapor de lítio a 1100-1300 °C.
Isótopos:
  • O isótopo radioativo Ac-227 é o único que se encontra na natureza e é o mais estável entre os trinta isótopos identificados com uma meia-vida de 21,773 anos, seguido do Ac-225 ( 10 dias ) e o Ac-226 ( 29,37 horas ). O resto dos isótopos apresentam meias-vidas inferiores a 10 horas , e a maioria destes menos de 1 minuto. O Ac-228, da série do Th-232, é conhecido como "mesotório 2".
O Ac-227 alcança o equilíbrio com seus produtos de desintegração transcorridos 185 dias, desintegrando-se posteriormente com uma meia-vida de 21,773 anos.

Precauções:
  • O Ac-227 é extremamente radioativo, e levando em conta seus efeitos potenciais sobre a saúde, é tão perigoso quanto o plutônio. A ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode causar danos muito graves.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou contrato neste dia (2) com a empresa Varian Medical Systems para construção da primeira fábrica de equipamentos para radioterapia da América Latina. (07/2015)