quinta-feira, 30 de julho de 2015

Unúntrio - (Uut)

Unúntrio

  • O Unúntrio (nome temporário, do latim um, um, três) ou Eka-tálio (semelhante ao tálio) é um elemento químico sintético, de símbolo químico temporário Uut, número atômico 113 (113 prótons e 113 elétrons), provavelmente de massa atômica 284 u. Pertence ao grupo 13 da tabela periódica.
Descoberto no início de 2004 por uma equipe de cientistas russos e norte-americanos, é um transurânico, provavelmente um sólido de aspecto prateado.


História:
  • Em 1 de fevereiro de 2004 o unúntrio e o ununpêntio foram sintetizados, conforme relatado por uma equipe de cientistas russos de Dubna (em inglês, "Joint Institute for Nuclear Research") e do norte-americano Lawrence Livermore National Laboratory. Esta descoberta ainda está à espera de confirmação
Em 28 de setembro de 2004 uma equipe de cientistas japoneses declarou que obteve êxito na obtenção deste elemento.
  • Unúntrio, do latim "ununtrium" é um nome sistemático, temporário, indicado pela IUPAC. Não pode ser encontrado na natureza, pois para obtê-lo a sua estrutura tem de ser modificada para chegar a um resultado exato. O elemento é pouco usado, por ser quase desconhecido.
Compostos:
  • Ainda não se conhece compostos do Unúntrio, pois o elemento só foi obtido em quantidade muito pequena e seu tempo de desintegração radioativa é curto demais para serem preparados seus compostos. Julgando por sua posição na tabela periódica, especula-se que suas propriedades sejam semelhantes às do tálio, elemento situado logo acima na tabela. 
Por esse ângulo, supõe-se que o unúntrio forme íons com nox +1 e +3, semelhante ao Tl e, pelo efeito do par inerte, seu estado de oxidação +1 seja ainda mais estável que o do tálio. Especula-se que o Uut trivalente seja um oxidante mais enérgico que Tl+3.

Unúntrio