sábado, 29 de agosto de 2015

Nitrogênio Líquido

Nitrogênio Liquido

  • O Nitrogênio líquido ou azoto líquido (densidade no ponto tríplice é 0.807 g/mL) é o líquido produzido industrialmente em larga quantidade pela destilação fracionada do ar líquido e é frequentemente designado pela abreviação, NL2, isto é nitrogênio puro, é um estado líquido. O nitrogênio liquido tem o número UM 1977.
O nitrogênio líquido entra em ebulição a 77 Kelvin P, e é um fluido criogênico que pode causar rápida congelamento ao contato com tecido vivo. Ele tem uma constante dielétrica de 1.4. . Quando apropriadamente isolado do calor externo, o nitrogênio líquido pode ser armazenado e transportado, por exemplo em garrafas térmicas .
  • Onde, temperaturas muito baixas são mantidas constantes a 77 K pela lenta evaporação do líquido, resultando na liberação do gás nitrogênio. Dependendo do tamanho e projeto, o tempo de armazenamento em garrafas térmicas pode estender de poucas horas a algumas semanas. 
O nitrogênio líquido pode ser facilmente convertido para sólido pela sua colocação em uma câmera de vácuo acionada por um uma bomba de vácuo centrifuga. Nitrogênio líquido congela 63 K. A despeito de sua reputação, a eficiência do nitrogênio líquido como um refrigerador é reduzida pelo fato que ele ferve imediatamente ao contato com um objeto aquecido, envolvendo o objeto em uma nuvem de gás nitrogênio isolante. 
  • Este efeito é conhecido como efeito Leidenfrost e se aplica a liquido em contato com um objeto significantemente mais quente que seu ponto de ebulição. Um resfriamento mais rápido pode ser obtido pela conexão de um objeto dentro de uma mistura de nitrogênio sólido e líquido do que no nitrogênio líquido somente. Por isto, o nitrogênio líquido puro é insuficiente para a maior das aplicações.
Aplicações:
  • Nitrogênio líquido é uma fonte compacta e funcional de nitrogênio gasoso despressurizado. 
Além disto, sua capacidade de manter a temperatura bem abaixo do ponto de congelamento da água o torna extremamente útil em um largo espectro de aplicações, primariamente como um refrigerador de ciclo aberto, incluindo: 
  • Em criogenia, ou seja, a crio-preservação de sangue, células reprodutivas (esperma e óvulos) e outros materiais e amostras biológicas. 
  • Preservação de humanos e animais de estimação na esperança de uma reanimação no futuro. 
  • Como uma fonte muito seca de nitrogênio gasoso. 
  • No congelamento por imersão e transporte de produtos alimentícios. 
  • Como um refrigerante suplementar para o overclocking de unidades centrais de processamento e unidades de processamento gráfico, ou outro tipo de hardware 
  • Na crioterapia para remover lesões malignas da pele incipientes ou potenciais tais como verrugas. 
  • Na refrigeração de um supercondutor de altas-temperaturas para uma temperatura suficiente para obter a supercondutividade 
O overclock é, basicamente, um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware. 
  • A melhora de desempenho que é atingida após o processo pode variar, mas entusiastas conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos, assim como fazem as peças mais modernas superarem os limites da tecnologia atual. 
Medidas de segurança:
  • Desde a razão de expansão de líquido para gás desta substância é de 1:694 , um tremendo aumento de força pode ser gerado quando o nitrogênio líquido ferve por qualquer razão.
Devido as temperaturas extremamente baixas, o manuseio descuidado do nitrogênio líquido pode resultar em queimaduras de frio. Deve-se ter em mente que como o nitrogênio líquido evapora ele ira reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como um asfixiante, especialmente em espaços confinado. O nitrogênio é inodoro, sem cor ou sabor, e pode produzir asfixia sem nenhuma sensação previa de aviso. 
  • Vasos contendo nitrogênio líquido podem condensar o oxigênio do ar. O líquido no recipiente se torna gradualmente enriquecido em oxigênio (fervendo a 90 K) com a evaporação do nitrogênio, e pode causar uma oxidação violenta de material orgânico.

Nitrogênio Líquido

Identificação de perigos:
Perigos mais importantes: 
  • O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações. 
Efeitos do Produto: 
Efeitos adversos à saúde humana: 
  • Exposições rotineiras a níveis toleráveis não apresentam efeito nocivo. 
O principal risco é a capacidade de deslocar o oxigênio do ar, principalmente em locais confinados. O produto apresenta sob esta forma a capacidade de causar queimaduras pelo frio, em pele e olhos em função da ação “frostbite”.

Efeitos Ambientais: 
  • Por tratar-se de um produto sob a forma gás, o produto não oferece riscos a seres vivos tanto aquáticos, quanto terrestres. 
Perigos específicos: 
Não há outros perigos relacionados ao produto.
Principais Sintomas: 
  • O oxigênio é um gás naturalmente presente no ar atmosférico na concentração de 20,95%. 
Quando sua concentração cai abaixo de 16%, começam a aparecer sintomas de anóxia conforme descritos a seguir. 
  • À concentração de 16%, a freqüência respiratória e o pulso aceleram e há distúrbio da coordenação muscular direta. A 14% de oxigênio, o indivíduo ainda está consciente, porém apresenta distúrbio da respiração, fadiga normal e tontura. 
Em uma concentração de 10%, há o aparecimento de náuseas, perda de consciência, incapacidade de gritar ou movimentar-se. Já numa concentração de 6% há convulsão, parada respiratória e, minutos depois, parada cardíaca e morte.
 
Medidas de primeiros socorros:
  • Medidas de Primeiros Socorros: Levar o acidentado para um local arejado. Interromper imediatamente a fonte de emissão do gás. Se o acidentado estiver inconsciente e não respirar mais, praticar respiração artificial ou oxigenação. Encaminhar ao serviço médico mais próximo levando esta ficha. 
  • Inalação: Remover a pessoa para local arejado. Se não estiver respirando, faça respiração artificial. Se respirar com dificuldade, consultar um médico imediatamente. 
  • Contato com os olhos: Lavá-los imediatamente com água morna, não usar água quente, remover as lentes de contato, quando for o caso, e consultar um médico. 
  • Contato com a pele: Lavar a parte afetada com água morna (NÃO USAR ÁGUA QUENTE). Não remover as roupas. Um médico deve ser chamado imediatamente se a queimadura resultar em ferida na pele ou congelamento dos tecidos. 
  • Ingestão: O nitrogênio sob alta pressão encontra-se na forma líquida, porém quando esta pressão não é mais exercida, o nitrogênio volta à forma gasosa. Por este motivo, esta forma de exposição torna-se não aplicável. 
Proteção para os prestadores de primeiros socorros: assistência médica imediata é fundamental em todos os casos de grave exposição. A equipe de socorro para resgate em ambientes confinados deve estar equipada com equipamentos de respiração autônoma e consciente dos riscos de fogo e explosão.
  • Notas para o médico: Não há antídoto específico. Pessoas ainda conscientes devem ser removidas rapidamente para uma área livre e submetidas à ventilação natural. 
Pessoas desmaiadas devem ser submetidas a aplicações de oxigênio, respiração artificial, utilizando aparelho de reanimação manual (ambu), e em último caso respiração boca a boca. Tratamentos posteriores devem ser aplicados de acordo com a gravidade e os sintomas apresentados. 
  • Em caso de contato ocular, proceder à lavagem com soro fisiológico seguida de oclusão e encaminhamento para avaliação oftalmológica.

Nitrogênio Líquido