domingo, 31 de janeiro de 2016

Casa ecológica: Uma moradia sustentável

Casa ecológica

  • A sustentabilidade tem sido um tema debatido com frequência, devido as urgências ambientais. A atual escassez dos recursos naturais e a dúvida de que serão tomadas as medidas necessárias para o problema e a preocupação crescente diante deste assunto fazem com que a sociedade torne-se mais consciente do quão é necessária a preservação destes recursos naturais.
O assunto abordado, no presente artigo, foi escolhido devido a grande proporção que este tema tem tomado diante da sociedade. Devido às mudanças climáticas e a aceleração na degradação dos recursos naturais, este tema foi se tornando cada vez mais evidente no cotidiano dos cidadãos do mundo globalizado. Queremos com este tópico mostrar a devida importância de manter uma vida sustentável. 
  • Acreditamos que toda a contribuição para a resolução do problema da questão ambiental, seja ela pequena ou grande, pode fazer a diferença e melhorar as condições de vida dos seres humanos. Finalmente, reconhecemos a casa ecológica como um ótimo meio para contribuir para a preservação do ambiente, já que é sustentável e utiliza fontes renováveis.
Conceituando a Sustentabilidade:
  • Sustentabilidade é um termo que pode ser definido como a forma que cada pessoa utiliza os recursos disponíveis, com consciência de que os mesmos podem ser reutilizados e, com esse gesto, a natureza é preservada. Devemos entender que os recursos do planeta são limitados. 
Necessitamos pensar nas gerações futuras e na espécie de legado que iremos deixar. Em outras palavras, o tipo de vida que queremos para nós e para os que vierem depois. O estabelecimento de iniciativas que viabilizam uma vida sustentável durante o uso e consumo daquilo que nos é disponível pode refletir num ambiente mais saudável, em que cada um torna-se corresponsável pela continuidade de uma vida de qualidade para todos. 
  • O mundo está passando por problemas ambientais, como desmatamento, falta de água e o uso excessivo dos recursos naturais, neste sentido a casa ecológica tem como objetivo consumir o mínimo possível de energia e água. As casas ecológicas têm ganhado força junto com o avanço da tecnologia, pois preservam o meio ambiente. A construção de uma casa ecológica leva em consideração uma série de elementos, dentre eles sua localização, por exemplo. Uma casa com a fachada voltada ao sul permite maior luminosidade, pois é maior a incidência solar no inverno, o que deixa a casa mais aquecida, e menor a incidência no verão deixando a casa com a temperatura mais agradável. 
A construção da casa ecológica pode ter um custo maior, mas o retorno financeiro virá ao longo dos anos. O material utilizado na construção tem um custo mais elevado em relação ao usado em construções comuns, mas em consequência a economia com os custos de funcionamento e manutenção da residência, garante um custo benefício maior, além da diminuição dos danos ao meio ambiente. 
  • Nesse sentido, se gasta apenas 5% a mais do que em uma construção comum, mas o seu retorno pode chegar a uma economia de aproximadamente 30% do consumo diário. Podemos ter como exemplo o sistema de aquecimento solar, cuja instalação correta, garante o retorno do dinheiro investido em aproximadamente um ano.
As Estruturas Básicas de uma Casa Sustentável:
  • Para construir as estruturas de uma casa ecológica, são utilizados materiais naturais e sempre de fonte renovável, como plantas, areia, barro, etc. O telhado da casa pode ser construído usando o modelo de telhado verde, que consiste basicamente em um jardim plantado sobre o telhado. São plantadas gramíneas e algumas plantas que não possuam raízes profundas sobre uma camada impermeável.
Devido à umidade da terra, o telhado verde melhora o clima da casa, tornando-o mais fresco e úmido. Outro modelo que também pode ser utilizado é o telhado claro, que nada mais é do que um telhado convencional, porém pintado com cores claras, como branco amarelo e azul, pois assim reflete os raios solares proporcionando também um ambiente mais fresco. Este conceito de telhado verde pode ser utilizado igualmente em paredes. 
  • Os chamados jardins verticais podem ser usados tanto nas paredes externas como nas internas. Na parte externa, reduzem a emissão de carbono do ar e, na parte interna, proporcionam conforto térmico e acústico. Além disso, servem como importantes elementos decorativos para a casa. As paredes são sustentáveis por constituir literalmente um jardim na parede, utilizando apenas material orgânico e vegetal. 
Para a sustentação da casa ou para as demais estruturas, existe o tijolo ecológico. Sua montagem é por encaixe e sua estrutura é formada por uma série de furos em seu interior para que, além da passagem de dutos e sistemas elétricos, possa também servir como sistema térmico, diminuindo a umidade na parede. Este processo ocorre quando o ar da parte interna dos tijolos sobe quando é aquecido pelo sol, retornando frio ao seu ponto inicial. 
  • Os tijolos ecológicos são sustentáveis, pois não precisam ser queimados em fornos, não causando assim agressão ao meio ambiente. O uso do tijolo ecológico permite uma obra mais rápida e econômica, além de ser mais limpa. Em uma casa ecológica a madeira pode ser utilizada em vários locais, como para fazer as portas, janelas, móveis, divisórias, pisos, vigas e também quando as paredes forem do mesmo material, a madeira reflorestada será a principal matéria prima da construção. 
Existe uma área utilizada para o cultivo de árvores com interesse comercial, a madeira plantada é chamada madeira de reflorestamento. São plantadas árvores de crescimento rápido como o pinus elliottii e o eucalipto, substituindo a extração de madeiras nativas evitando seu consumo e seu desmatamento, garantindo matéria prima de forma sustentável. Foi criado um selo de madeira reflorestada em 2009 para facilitar o reconhecimento do produto ecologicamente correto.

Casa ecológica: Uma moradia sustentável

Sistemas Funcionais de uma Casa Ecológica:
  • A energia solar é um eficiente meio de captar a luminosidade do sol, uma fonte renovável. A energia do sol é convertida em eletricidade, ela é captada por placas solares. Esta fonte de energia é muito eficaz, pois ela é abundante e não emite nenhum tipo de efeito poluente ao meio ambiente. 
As áreas em que a energia solar é mais aproveitada são as próximas à linha do equador onde a radiação solar é mais intensa visto que o sol incide diretamente. O sistema de captação de energia proveniente do sol é geralmente implantado no teto das casas e esse pode ser classificado como direto ou indireto. 
  • Chamamos de sistema de captação direto quando o sol atinge a célula fotovoltaica criando assim a energia elétrica, ou quando o sol atinge uma superfície escura gerando calor e aquecendo a água. E indireto, quando é necessária mais de uma transformação de energia para ser reutilizada. Na casa sustentável a energia solar tem diversas aplicações, destacando-se a função de aquecer a água. 
É necessário um reservatório térmico para armazenar a água aquecida, para garanti-la em períodos de baixa incidência de radiação solar. Este reservatório pode ser utilizado na cozinha, caso na residência exista um fogão adaptado para a luz solar. Embora esse sistema seja muito caro, pode ser uma alternativa para países tropicais onde há grande incidência de luminosidade solar e esta pode ser aproveitada sem prejudicar o meio.
  • Existe também um modo de aproveitamento da água da chuva muito eficiente: a cisterna. É um mecanismo onde a água pluvial é captada, por calhas e reservatórios, e reaproveitada. Essa água armazenada pode ser usada para lavar pátios, carros e irrigar as plantas quando é desprovida de filtro. 
A água armazenada em cisternas com filtro pode ser utilizada para a maioria das atividades diárias. É comum encontrar cisternas em regiões semiáridas onde não chove com frequência, portanto a água fica armazenada nesse reservatório, que fica na parte externa da casa, sendo assim usada para suas devidas finalidades. 
  • A iluminação da casa é feita através das energias renováveis com a utilização de lâmpadas fluorescente que economizam 80% de energia em relação às lâmpadas incandescentes. É importante, também, que a construção da casa seja voltada para um melhor aproveitamento da luz solar no período do dia, ter janelas e aberturas grandes, dispensando assim o uso de lâmpadas no período diurno.
As Casas Ecológicas e o  seu Reaproveitamento:
  • A horta é uma maneira sustentável para o cultivo de legumes, frutas, temperos e ervas medicinais. Esta maneira é a melhor para a saúde e também para o meio ambiente, por não utilizar agrotóxicos e dar um tratamento ideal ao solo, evitando as queimadas. 
A horta, ecologicamente correta, deve ser colocada em um lugar que pegue sol ao menos duas horas ao dia. É necessária a iluminação, pois estimula a fotossíntese da planta. Ela pode ser de qualquer tamanho, quanto mais espaço mais diversificado será o plantio. E ainda, pode ser feita em vasos ou jardineiras, utilizando um espaço menor ou em canteiros, onde o cuidado é redobrado e a área de plantio mais extensa. 
  • Um modo fácil de ter uma horta em um apartamento, por exemplo, é plantar em garrafas pet. Reciclagem também é sinônimo de reaproveitamento, significa a transformação de materiais usados em produtos novos. Muitos materiais tem um reaproveitamento de 100% e estes não estão reservados aos produtos industrializados do meio urbano. 
Nas zonas rurais, o lixo orgânico é usado na fabricação de adubo orgânico, que pode ser utilizado na agricultura e também na própria horta. Uma ação importante é a de fazer a separação correta do lixo domiciliar, separando os resíduos em plástico, papel, vidro, metal, material orgânico e restos químicos: pilhas, baterias, remédios, etc. 
  • Em uma casa ecológica, os materiais reciclados podem acabar virando itens de decoração e até mesmo móveis. Um móvel antigo pode ser redecorado com artigos recicláveis e a madeira de demolição é um exemplo de reaproveitamento e bom gosto. Garrafas PET, potes de plástico ou vidro, revistas, latas de aço, pregos e sacolas de supermercado são exemplos de materiais recicláveis. 
Em uma casa ecológica, as chamadas águas cinza, que são aquelas vindas de tanques, chuveiros e pias, são também tratadas e reutilizadas. Para a reciclagem da água, é usado um filtro biológico, dividido em três etapas. Na primeira etapa, a água passa por uma camada de pedras de carvão e areia, que servem para a retirada de gorduras pesadas e de resíduos orgânicos mais densos, respectivamente. 
  • Na segunda etapa, após a água passar pela areia, ela atravessa raízes de plantas de banhado, como a Taboa e os Papiros. Após encher, o sistema transborda, passando para a terceira etapa. Na última fase do processo, a água apenas circula por plantas aquáticas, plantas superficiais e, após isso, é bombeada livre de resíduos.
Com este método simples, a casa ecológica purifica toda a água utilizada. Não existem águas negras na casa, tendo em vista a utilização de banheiro-seco ou compostado. A qualidade da filtragem aumenta de acordo com a dimensão da porosidade do material usado, pois assim absorve mais partículas. 
  • Após a filtragem a água é liberada num açude, onde podem viver peixes e outros animais que dependem da água livre de toxinas. O banheiro compostado ou seco é uma solução para mais de um problema sanitário, além de ser uma alternativa bem viável, devido ao baixo custo e a economia de água. Consiste basicamente em um vaso sanitário que separa a urina das fezes. 
A técnica dispensa o uso de água e elimina parasitas nocivos à saúde humana. Não necessita de um sistema de descarga e sim de serragem, tornando assim mais rápida a secagem das fezes, e eliminando maus odores. O banheiro seco utiliza apenas um processo de compostagem, no interior de uma câmara preta, voltada para o norte. A temperatura no interior pode chegar a 60°C, e retira toda a umidade dos resíduos. 
  • A matéria orgânica, que resulta em um húmus, é bastante fértil e pode ser aproveitada nas plantações da horta. A câmara para o processo de secagem das fezes e urina é dividida em dois compartimentos. Como a compostagem dura em torno de seis meses, um deles recebe os dejetos, enquanto o outro, cheio, vai realizando o processo. Os gases liberados pelos excrementos são exalados por uma chaminé, juntamente com os odores.
Outras Considerações:
  • Uma casa ecológica é um projeto de moradia ideal do ponto de vista autossustentável e é garantia de conforto e praticidade. Devido aos problemas que o planeta enfrenta e da necessidade de uma consciência ambiental individual, ela aparece como uma importante alternativa de sustentabilidade para o planeta. 
Pequenas técnicas podem ser incluídas, paulatinamente, no dia-a-dia, para que no futuro, as casas ecológicas não pareçam mais tão distantes e inviáveis. Cabem as futuras gerações a tarefa de espalhar a consciência ecológica, tornando a terra um ambiente mais favorável à vida. 
  • As moradias autossustentáveis refletem a preocupação com os recursos naturais disponíveis, assim como auxiliam na manutenção do equilíbrio natural do planeta.

Casa ecológica: Uma moradia sustentável